Filtrar


Questões por página:
Com relação às vidrarias e aos equipamentos associe, corretamente, as colunas I e II.

Coluna I
1. São aparelhos usados para medidas precisas de volume de líquidos em escoamento, especialmente nos casos de titulação. Serve para dar escoamento a volumes variáveis de líquidos. Não deve ser aquecida. É constituída de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em décimos de mililitro.
2. Equipamento para medição de BOD (demanda bioquímica de oxigênio) ou para estudos de SHELF-LIFE (prazo de validade) a seco e incubações a baixa temperatura.
3. Usado para medir a temperatura durante o aquecimento em operações como: destilação simples, fracionada etc.
4. Recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de microrganismos.
5. É feito de porcelana e indicado para filtrações a vácuo, recomendado quando as partículas sólidas dissolvidas são muito pequenas e forma uma pasta, “entupindo” os poros do papel filtro. É utilizado junto ao kitassato.

Coluna II
(A) placa de petri
(B) buretas
(C) estufa incubadora refrigerada tipo DBO
(D) funil de Büchner
(E) termômetro
Boas Práticas de Laboratório (BPL) é, por definição, o conjunto de normas que dizem respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratórios e/ou campo são planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados. São objetivos da BPL:
Com relação à microbiologia do leite, avalie os seguintes aspectos:

I. O leite, ao ser extraído do animal sadio, já contém alguns microrganismos provenientes do corpo do animal, que penetram através dos canais galactóforos e saem misturados ao leite durante a ordenha.
II. No processo de ordenha, o leite está exposto à contaminação por microrganismos encontrados no corpo do animal, no esterco, solo e água.
III. Por ser um alimento rico em nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos, sais minerais, vitaminas), é um excelente meio para o crescimento de vários grupos de microrganismos desejáveis e indesejáveis
IV. Durante o processo de produção, elaboração, transporte, preparação, armazenamento e distribuição, o leite pode estar sujeito à contaminação por substâncias tóxicas ou por bactérias patogênicas, vírus ou parasitos, capazes de transmitir importantes doenças ao homem.
V. Os microrganismos prejudiciais da indústria do leite provocam transformações indesejáveis aos processos tecnológicos, por exemplo, coagulação do produto, modificação da cor e sabor, decomposição de proteínas etc.

Estão corretas:
Na determinação de lipídeos em chocolate pelo método Soxhlet foi pesada uma amostra de 10,00 g e em seguida colocada em cartucho de celulose em balança e posteriormente coberto com algodão desengordurado. O cartucho, então, foi colocado num extrator, que ligado a um balão de coleta previamente pesado (112,00 g), com éter de petróleo e junto com um condensador, forma o aparelho de Soxhlet. O sistema de aquecimento foi ligado e por refluxo intermitente, a gordura foi retirada e misturada com o solvente no balão de coleta. O balão sofreu um processo de evaporação para eliminar o solvente e, posteriormente, colocado em estufa a 105ºC para eliminar por completo qualquer traço de solvente que possa interferir na quantificação. O balão foi resfriado em dessecador e pesado com a gordura (115,00 g). Podemos informar que o teor de lipídeos na amostra vale:
São doenças causadas por enterobactérias, exceto: