Filtrar


Questões por página:
No contexto da Educação Física, o conhecimento não deve ser construído de forma solitária, justamente pela natureza dos saberes culturais. O desenvolvimento e a aprendizagem são processos articulados entre si, imersos em um contexto amplo e não somente motor. Desta forma, analise a afirmação abaixo e assinale a alternativa que se relacione ao conceito descrito abaixo: “As práticas corporais, que mudam em função do grupo social, do tempo e de diversos fatores intervenientes. Esse campo de estudo da Educação Física se torna situado e temporal, o que diferencia a Educação Física Escolar das demais disciplinas quanto à organização e aplicação do conhecimento.”
Questão Anulada
potência muscular corresponde a relação de duas capacidades físicas, ou seja, a força vezes a velocidade do movimento de um gesto específico, bem como, de ações que envolvam vários grupos musculares simultaneamente. Neste contexto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA que não corresponda à potência muscular nas diversas modalidades esportivas:
Após um ano de treinamento de força o indivíduo apresentou um ganho de força muscular significativo (hipertrofia muscular) devido ao treinamento de musculação além dos seus trabalhos técnicos e táticos junto com a equipe de handebol. Com relação ao ganho de força, assinale a alternativa correta, que corresponde ao tipo de adaptação fisiológica que provocou este ganho:
A situação abordada na charge torna explícitas as contradições entre os gestos e ações simultâneas do corpo na fluência livre devida a:

Observe a imagem abaixo:

A NEGRA: um marco na história da arte brasileira.


Tarsila do Amaral, sob a influência do Movimento Modernista, buscou a forma que mais se coadunasse a um conteúdo nacional. A Negra, nesse caso, é exemplar. Dá visibilidade ao pensamento artístico da época. A folha da bananeira, a figura feminina com os traços da mulher negra, as cores são elementos que refletem uma imagem do Brasil.

SCHLICHTA, Consuelo. Mundo das ideias: arte e educação, há

um lugar para a arte no ensino médio? Curitiba: Aymara,2009.

Veja este retrato da mulher brasileira, no qual Tarsila do Amaral busca outro cânone ao romper a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista. Na pintura, a artista exalta: