Filtrar


Questões por página:
O processo de cognição leva ao desenvolvimento do intelecto, isto é, quanto mais aquisição do conhecimento, maior a maturação do processo intelectual. Então é correto afirmar que
É a escola que integra e inclui a todos. Que consegue fazer com que todos e cada um no seu nível, de possibilidades e limitações, consigam aprender e se desenvolver integralmente; que respeita as diferenças; que cria um ambiente rico com diferentes estímulos para aprender o mesmo objeto, tendo em vista as diferenças. Nesse sentido, a escola é
Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que
O Art.5º da Resolução CEB/CNE nº 5, de 17/12/2009, determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que _________ e ___________de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a legislação acima.
No tocante aos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, na perspectiva interacionista, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Por meio da interação é que ocorre o desenvolvimento cognitivo
( ) A linguagem não é o meio de interação do sujeito com o meio
( ) É por meio da interação que a criança exterioriza suas intenções, suas opiniões e troca informações.
( ) Com a interação, o conhecimento estará em constante crescimento e isso ocorre apenas na infância.
( ) O conhecimento é um produto de interação social e cultural.