Questões de Concurso
Filtrar
804 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 161
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Noções de Informática
Determinado aluno de noções básicas de informática realizou um estudo sobre softwares utilitários; ao explorar exemplos práticos desse tipo de software, ele desenvolveu uma linha de pesquisa sobre o software antivírus e constatou que se tratava de um software especializado em detectar, impedir e remover programas de software maliciosos, como vírus e worms. Esses programas atuam na proteção e prevenção de computadores e outros aparelhos contra tais tipos de ameaça proporcionando mais segurança ao usuário final na execução das suas atividades. Tendo em vista o objeto de pesquisa do aluno, sobre métodos de identificação de vírus utilizados por tal tipo de software, analise as afirmativas a seguir.
I. A busca binária utiliza algoritmos para identificar ameaças em um computador.
II. O sensoriamento heurístico é realizado quando o usuário solicita o escaneamento do computador.
III. A checagem de integridade é um mecanismo que realiza comparações entre os dados armazenados em determinado banco e dados fornecidos ao sistema.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A busca binária utiliza algoritmos para identificar ameaças em um computador.
II. O sensoriamento heurístico é realizado quando o usuário solicita o escaneamento do computador.
III. A checagem de integridade é um mecanismo que realiza comparações entre os dados armazenados em determinado banco e dados fornecidos ao sistema.
Está correto o que se afirma apenas em
Disciplina:
Noções de Informática
O software é uma sequência de instruções escritas a serem interpretadas por um computador com a finalidade de executar tarefas específicas; ele tem como objetivo comandar o funcionamento do computador e de outros dispositivos eletrônicos. Com o avanço da tecnologia e da automação das principais tarefas do nosso cotidiano, a demanda pela construção de novos softwares está cada vez mais acentuada para atender a diversos itens eletrônicos, tais como celulares, tablets, componentes de automóveis e eletrodomésticos que necessitam de pequenos softwares embarcados para controlar os componentes de hardware utilizados nestes dispositivos. São considerados componentes das características do software, EXCETO:
Disciplina:
Noções de Informática
Determinado professor de informática de uma instituição de ensino separou, durante o final de semana, alguns materiais para preparar uma aula abordando conceitos básicos de informática. Ao analisar o material coletado, o professor catalogou os seguintes itens:
I. A placa-mãe é a placa principal, formada por um conjunto de circuitos integrados que reconhece e gerencia o funcionamento dos outros componentes do computador.
II. A CPU é a caixa metálica onde ficam armazenados os principais componentes do computador, como fonte, unidades de disco e memória; é construída, exclusivamente, em layout vertical.
III. Um software é o conjunto de programas que permite o funcionamento e a utilização dos itens de hardware que formam o computador, sendo o software aplicativo, o básico essencial para o funcionamento de qualquer computador.
Está correto o que se afirma em
I. A placa-mãe é a placa principal, formada por um conjunto de circuitos integrados que reconhece e gerencia o funcionamento dos outros componentes do computador.
II. A CPU é a caixa metálica onde ficam armazenados os principais componentes do computador, como fonte, unidades de disco e memória; é construída, exclusivamente, em layout vertical.
III. Um software é o conjunto de programas que permite o funcionamento e a utilização dos itens de hardware que formam o computador, sendo o software aplicativo, o básico essencial para o funcionamento de qualquer computador.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Pedagogia
Em certa escola situada em uma região urbanamente diversificada, os educadores estão profundamente empenhados em cultivar um ambiente educacional que celebra o multiculturalismo. A comunidade escolar é notavelmente heterogênea, abrigando alunos provenientes de uma ampla variedade de origens étnicas, culturais e religiosas, refletindo a riqueza da diversidade presente na sociedade. Durante uma reunião pedagógica, os professores discutem a importância de incorporar diferentes perspectivas culturais no currículo para enriquecer a experiência educacional dos alunos. No contexto do multiculturalismo, qual é a principal finalidade da inclusão de diferentes perspectivas culturais no currículo escolar?
Disciplina:
Pedagogia
As teorias de aprendizagem são fundamentais para compreender como as pessoas adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades. No entanto, tais teorias podem variar em suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas. Lev Semionovitch Vygotsky, principal representante da chamada Psicologia Histórico-Cultural, enfrentou o desafio de construir uma nova psicologia e deste embasamento científico também à pedagogia, a partir de sua nova concepção de homem como forma de aportar as relações sociais à educação, à mediação com a cultura, um caráter diligente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade. No desenvolvimento de sua teoria, Vygotsky:
I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.
II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.
III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.
Está correto o que se afirma em
I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.
II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.
III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.
Está correto o que se afirma em