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A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos PCDs é um campo dinâmico que envolve uma série de políticas públicas, avanços pedagógicos e esforços de acessibilidade. Considerando as políticas públicas e os avanços na área de educação inclusiva no Brasil, qual das seguintes afirmativas apresenta a promoção da inclusão social de alunos com deficiência?
A incorporação de princípios de Ética e Cidadania na formação educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos é um aspecto crucial no desenvolvimento de indivíduos responsáveis e conscientes em uma sociedade democrática. Avalie as seguintes afirmativas sobre Ética e Cidadania na educação.

I. A formação em Ética e Cidadania deve começar apenas no Ensino Médio, quando os alunos já têm maturidade para entender conceitos complexos.
II. Discussões sobre dilemas éticos e cidadania são fundamentais em todas as etapas da educação, pois promovem o pensamento crítico e a reflexão moral.
III. A participação dos alunos em projetos comunitários e atividades sociais é uma forma eficaz de aplicar conceitos de ética e cidadania na prática.
IV. A Ética e a Cidadania na educação devem limitar-se ao ensino de leis e normas, evitando abordar questões de valores e moral.
V. O envolvimento dos pais e da comunidade é importante para reforçar os conceitos de ética e cidadania aprendidos na escola.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A formação ética e cidadã é um elemento fundamental na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ela envolve o desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades que promovem o respeito mútuo, a responsabilidade social, e a participação ativa na sociedade. Para promover efetivamente a ética e a Cidadania na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, é essencial que o processo educativo
A influência de Paulo Freire na educação, em especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é notável e extensamente discutida. Seus princípios pedagógicos, focados na conscientização e no diálogo, transformaram as práticas educativas, oferecendo uma nova perspectiva sobre o papel do educador e do educando no processo de aprendizagem. Considerando a influência de Paulo Freire na educação e especificamente na EJA, qual das seguintes afirmações apresenta os princípios de sua abordagem pedagógica?
Paulo Freire, um dos mais influentes teóricos da educação, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), defendeu uma pedagogia centrada na conscientização e na liberdade. Seu trabalho teve um impacto significativo na forma como a educação é concebida e praticada, particularmente no EJA. Avalie as seguintes afirmações sobre a influência de Paulo Freire na educação e, mais especificamente, no EJA. Analise as seguintes afirmações:

I. A metodologia de Paulo Freire enfatiza a memorização de conteúdos como a principal estratégia de aprendizagem na EJA.
II. Freire propôs uma abordagem pedagógica dialógica, na qual o diálogo entre educador e educando é central para o processo de aprendizagem.
III. Na visão de Freire, a educação deve ser um ato de deposição de conhecimentos dos educadores para os educandos.
IV. A pedagogia de Paulo Freire é fortemente baseada no conceito de "conscientização", que significa tornar-se consciente da realidade social e agir para transformá-la.
V. Freire defendia que a educação deveria partir das experiências vividas pelos educandos, especialmente relevante no contexto da EJA.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.