Filtrar


Questões por página:

Maria, professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo da rede municipal, planeja suas aulas de acordo com o Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC/MT. Considere as diretrizes:

I - Estar preparada para atender e acompanhar os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com consciência de que todos os professores têm obrigação de auxiliar esses alunos nas classes regulares, realizando as adequações necessárias para tanto.

II - Garantir aos educandos que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros o pleno exercício de seus direitos e deveres, valorizando o seu crescimento pessoal e intelectual dentro de uma sociedade democrática e plural, na qual o respeito e a valorização do ser humano como sujeito de direitos norteiem as vivências e o fazer pedagógico.

III - Abordar a Educação das Relações Étnico-Raciais em todo o processo de ensino aprendizagem de forma inter e/ou transdisciplinar, com uma abordagem pautada na desconstrução do racismo.

IV - Proporcionar a seus alunos uma formação equivalente à das escolas urbanas, promovendo práticas semelhantes àquelas adotadas por essas escolas, sem promoção de diferenciação metodológica em função dos espaços de vivência e dos conhecimentos empíricos do campo.

As diretrizes do planejamento da professora Maria que estão de acordo com o DRC/MT são:

mostrar texto associado

Considere as competências:


I. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

II. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), são competências gerais da educação básica:

mostrar texto associado
Acerca do “ensino por competências”, é INCORRETO afirmar:
mostrar texto associado
Em qual trecho do texto há uma forma verbal no presente do indicativo e uma no presente do subjuntivo?
mostrar texto associado
Mesmo estando o sujeito deslocado do verbo, em posição posterior a ele, deverá haver concordância entre ambos. Essa regra gramatical da escrita culta está exemplificada corretamente em qual trecho do texto?