Filtrar


Questões por página:
O conhecimento do desenvolvimento motor humano é fundamental para o profissional da educação física, pois, ao estar ciente das fases e dos estágios, garante segurança no planejamento das atividades. Desta forma, com base na literatura da área, pode-se afirmar que as fases motoras em ordem cronológica são:
O treinamento físico possui como principal característica ser um processo repetitivo e sistemático constituído de exercícios progressivos que visam ao aprimoramento da performance esportiva ou não. Nesta perspectiva e com base na literatura científica sobre o tema, os princípios científicos do treinamento físico são:
A obesidade apresenta-se como um importante problema de saúde, pois impacta negativamente nos aspectos metabólicos, psicológicos e sociais dos indivíduos. Nesta perspectiva o Ministério da Saúde Brasileiro recomenda o uso do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC (kg/m2) como fator importante para a classificação e diagnóstico da obesidade em adultos. Assim, é fundamental ao profissional de educação física conhecer a classificação dos diferentes graus de obesidade em adultos, que são:
Sobre o processo de execução da legislação ambiental, Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, se estabelece, no Art.14, que “a coordenação da Política Nacional de Educação Ambiental ficará a cargo de um órgão gestor, na forma definida pela regulamentação desta Lei”. Para efeito dessa Lei, considera-se como atribuições do órgão gestor: I. definição de diretrizes para implementação em âmbito nacional; II. articulação, coordenação e supervisão de planos, programas e projetos na área de educação ambiental, em âmbito local; III. participação na negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na área de educação ambiental. Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
As atividades econômicas, em sua maioria, são dotadas de um grande potencial de degradação do meio ambiente. Em virtude dessas práticas, o licenciamento ambiental previsto na Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e na Lei Estadual nº 5.887, de 9 de maio de 1995, apresenta-se como uma ferramenta de gestão e administração pública essencial para a identificação, mitigação e o controle da degradação ambiental. Definem-se como atividades e empreendimentos, efetiva ou potencialmente, poluidores ou degradadores, de acordo com a legislação ambiental, aqueles que possam: I. prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II. criar dificuldades ou causar prejuízo às atividades sociais e econômicas; III. afetar desfavoravelmente o conjunto de seres animais e vegetais de uma região; IV. afetar as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. Estão corretos os itens