Filtrar


Questões por página:
Uma criança de 7 anos é trazida ao serviço de emergência pela mãe devido a um episódio de diarreia, apresentando sonolência significativa e redução do débito urinário. Durante o exame físico, observa-se uma alteração na frequência respiratória e também uma diminuição da saturação de oxigênio. Suspeita-se de uma possível acidose metabólica. Um hemograma foi solicitado, revelando anemia e trombocitopenia. A avaliação da função renal mostra retenção de escórias nitrogenadas. No esfregaço de sangue periférico, são observadas hemácias fragmentadas e esquizócitos. Diante desse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
No manejo de episódios de taquiarritmias, o primeiro cuidado que deve ser tomado relaciona-se à situação hemodinâmica do paciente. A manobra vagal pode ser utilizada na tentativa de reversão dessas taquicardias, quando forem do tipo:
Um paciente do sexo masculino,33 anos, queixa-se de dor intensa, inchaço e vermelhidão no joelho direito, acompanhados de febre e mal-estar geral. O paciente relata uma ferida infectada recentemente próxima à articulação afetada. No exame físico, são observados limitação de movimento na articulação e calor localizado. A principal suspeita diagnóstica é artrite séptica não gonocócica. Para confirmar a suspeita, o exame complementar que deve ser realizado chama-se:
Durante uma consulta pré-natal, uma mulher grávida de 12 semanas se queixa de náuseas persistentes e vômitos frequentes que ocorrem várias vezes ao dia. Ela relata uma aversão a alimentos e odores específicos e perda significativa de peso desde o início da gravidez. O exame de urina solicitado revela a presença de corpos cetônicos. Quando a desnutrição está muito avançada nesse tipo de paciente, ocorre deficiência de vitamina:
O traumatismo cranioencefálico é classificado não só de acordo com a pontuação na escala de coma de Glasgow, mas também em relação ao risco de lesão intracraniana. São considerados achados de risco moderado: