Filtrar


Questões por página:
Um paciente com cirrose hepática apresenta suspeita de peritonite bacteriana espontânea. Esse diagnóstico pode ser confirmado se no líquido ascítico encontrarmos:
Um jovem,28 anos, vítima de acidente automobilístico, foi trazido de ambulância ao setor de emergência. A gasometria arterial apresentou os seguintes parâmetros: pH 7,24; PaCO2 = 48 mmHg; HCO3 = 16 mEq/L; BE = -4 mEq/L. De acordo com os conceitos do equilíbrio ácido-base, a hipótese diagnóstica mais provável é:
A dissecção da aorta começa com a laceração na camada íntima da aorta, com o sangue impulsionado penetrando na camada média longitudinalmente, dissecando, assim, a parede aórtica. De acordo com o sistema de classificação de DeBakey, a dissecção apenas da aorta descendente torácica é categorizada como tipo:
Um jovem,21 anos, negro, comparece ao pronto-socorro com queixa de fadiga, tolerância reduzida aos esforços, dor óssea, dor torácica e febre baixa. No exame físico, notam-se mucosas pálidas, discreta icterícia e coloração de pele acinzentada. O diagnóstico mais provável é:
Uma paciente,29 anos, sexo feminino, busca o serviço de emergência por redução do débito urinário e edema. Ela relata piora após viagem no fim de semana para a praia. O exame físico apresenta edema em MMII bilaterais, frios, simétricos, com cacifo (2+/4+), mas um eritema malar também chama sua atenção. O exame complementar revela: proteinúria > 0,5g/dia, hipocomplementemia e a presença de cilindros hemáticos. Diante desse quadro clínico, o diagnóstico provável é: