Questões de Concurso
Filtrar
919 Questões de concurso encontradas
Página 47 de 184
Questões por página:
Questões por página:
Os adeptos da teoria dos objetos, como Melanie Klein, afirmam que as questões mais cruciais no desenvolvimento da personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criança, com o passar do tempo, de libertar-se do objeto primário (a mãe), a fim de estabelecer uma firme noção de si mesma e desenvolver relações com outros objetos (pessoas). Sendo assim, em relação à sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a estrutura da personalidade, as observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas; e, os modos de enfrentar situações sociais frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique; analise-os. I. Id: contém tudo que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição – acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas; é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo quanto aos efeitos do ego e do superego. II. Ego: parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê torna-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade. III. Superego: última parte da estrutura que se desenvolve, não a partir do id, mas a partir do ego. É o depósito de códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observação e formação de ideias. Estão corretas as afirmativas
O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a partir de 1913, consolidou sua diferença com a teoria freudiana e construiu a psicologia analítica. Sobre essa teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
A terapia Reichiana consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e terminando pela pélvis. Cada segmento é uma unidade mais ou menos independente com a qual se precisa lidar separadamente. Podemos dizer que são usados instrumentos principais para dissolver a couraça; analise-os. I. Armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda. II. Manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam. III. Ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los. Estão corretas as afirmativas
“De acordo com a Psicanálise Freudiana, podemos afirmar que à medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação e as áreas físicas de gratificação são os elementos básicos das fases de desenvolvimento. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal. Estas seriam as fases psicossexuais do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.” Com base na afirmação anterior, assinale a alternativa INCORRETA.