Questões de Concurso
Filtrar
919 Questões de concurso encontradas
Página 46 de 184
Questões por página:
Questões por página:
A teoria psicossocial de Erikson avança em oito estágios de desenvolvimento. Os primeiros quatro estágios ocorrem durante o período de bebê e de infância, e os três últimos durante os anos adultos e a velhice. Nos textos de Erikson, é dada uma ênfase especial ao período da adolescência, pois é nele que se faz a transição da infância para a vida adulta. O que ocorre durante esse estágio é da maior importância para a personalidade adulta. A partir dessa conceituação, é correto afirmar que a principal importância dos estudos de Erikson são formulados a partir de:
Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto do universo interior subjetivo. Analise as afirmativas. I. O pensamento é o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão. II. O sentimento é o processo subjetivo de ponderação e de avaliação. III. A sensação é a percepção consciente dos objetos físicos. IV. A intuição envolve a percepção de maneira inconsciente. Estão corretas as afirmativas
Apesar da formação teórica de Erich Fromm ter sido a Psicanálise, ele foi considerado um culturalista, porque defendia enfaticamente que os aspectos culturais, sociais e políticos são determinantes das possibilidades de realização humana e, portanto, da estruturação da personalidade. Postula cinco necessidades específicas, constitutivas do homem, que são “puramente humanas”; não foram criadas pela sociedade. Porém, as manifestações específicas dessas necessidades e o modo como o homem as realiza são determinados pelas condições sociais objetivas em que ele vive. Assinale, a seguir, as cinco necessidades.
Acerca da Teoria de Adler, assinale a afirmativa INCORRETA.
A ansiedade básica é o conceito fundamental do sistema de Horney. Ela definia como “o sentimento de isolamento e de desamparo da criança em um mundo potencialmente hostil”. Essa definição caracteriza os sentimentos da sua infância. A ansiedade básica resulta de atitudes paternas dominadoras, bem como da falta de proteção e de amor e o comportamento errático. Qualquer ato que perturbe a relação segura entre pais e filhos pode provocar a ansiedade básica. Não é inata. É resultante das forças sociais e das interações existentes no ambiente infantil. Inicialmente, Horney listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos ela agrupou essas necessidades em algumas tendências; assinale-as: