Filtrar


Questões por página:
Paciente, 58 anos, é admitido em hospital para investigação de dor abdominal, fadiga e sangramentos gengivais. Ao exame físico, hipocorado ++/4+ e com esplenomegalia de grande monta, sem outras alterações relevantes. Exames laboratoriais detectam pancitopenia com monocitopenia e linfocitose relativa. A equipe de hematologia indica a realização de aspirado e biópsia de medula óssea. O aspirado é seco.

O diagnóstico etiológico mais provável é:
Homem, 58 anos, obeso, faz exames de rotina solicitados pelo seu clínico e obtém os seguintes resultados: Glicemia de jejum 122mg/dL; Hemoglogina glicada 6,6%; Teste de tolerância à glicose após 2 horas 138mg/dL.

Quanto ao caso apresentado, é correto afirmar que:
Usuário de drogas é hospitalizado com quadro de sepse com febre, prostração, dispneia e novo sopro cardíaco de regurgitação valvar.

O tratamento empírico mais adequado nesse caso será:
A respeito da Esclerose Sistêmica, é correto afirmar que:
Homem, 65 anos, em uso de omeprazol e metformina, inicia investigação de déficit cognitivo, adinamia e sonolência. Apresenta Hb 9,0 g/dL; Ht 27%; VCM 122fl, sendo indicada hematoscopia, que revela macrocitose importante, macroovalócitos e neutrófilos plurisegmentados.

A etiologia mais provável é: