Filtrar


Questões por página:
Rogério, de 68 anos, hipertenso e diabético, apresenta anosmia, tosse seca e dor no corpo de início há 10 dias. Chegou a ter febre baixa no início do quadro, mas que desapareceu após o terceiro dia. Hoje, no entanto, apresenta dispneia e recrudescimento da febre. Resolveu procurar o hospital. Seu exame inicial revelava PA 140x90 mmHg, FC 92 bpm, FR 30, SpO2 90% em ar ambiente. Foi então solicitada uma TC de tórax que revelou opacidade em vidro fosco multifocal. Sobre o caso em questão, assinale a melhor opção.
Cláudio,58 anos de idade, é diabético com diagnóstico há 10 anos, inicialmente tratado com metformina e glibenclamida. Sempre teve dificuldades em controlar sua glicemia. Usava insulina até os últimos 8 meses, quando passou a apresentar melhor controle glicêmico ao ponto de não estar mais em uso de insulina (suspensa por conta própria). Procura o consultório com queixa de edema facial e de membros inferiores. PA 145 x 90 mmHg; FC 78 bpm; FR 18 irpm; Afebril. Traz exames coletados na unidade de saúde na semana passada, evidenciando: EAS: proteínas 4+; hemácias = 0 células/mm³; leucócitos = 0 células/mm³; HbA1c = 7,3%. É solicitada proteinúria de 24h que mostra 3,6 g de perda diária. Ultrassonografia de rins, vias urinárias e próstata mostra rins de tamanho normal, com parênquima afilado, sem hidronefrose, e próstata estimada em 35 g. Na consulta de retorno, após duas semanas, esse mesmo paciente volta sem novas queixas, exceto leve dispepsia após uso de medicação para dor de cabeça na semana anterior. Traz os seguintes exames laboratoriais: creatinina sérica= 3,7 mg/dl; hemoglobina = 10,2 g/dl; VCM = 88 fl; TSH = 4,0 mUI/L; bilirrubina indireta = 0,3 mg/dl; LDH sérica, haptoglobina e ferritina dentro dos valores normais de referência. Seu último exame de hemograma foi há 3 anos e evidenciava uma hemoglobina de 13 g/dl. Com base na história e dados laboratoriais, qual é a principal justificativa para a anemia do paciente?
Valores falso positivos estão inversamente relacionados à especificidade de um teste diagnóstico. Qual anticorpo apresenta a maior especificidade para o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico?
Houve avanços expressivos ao longo das últimas décadas do tratamento da infecção pelo HIV, fazendo com que a qualidade e a expectativa de vida melhorassem substancialmente. Atualmente, a principal causa de morte nas pessoas infectadas pelo HIV é
As doenças crônicas não transmissíveis respondem pela maior parcela das mortes em todo o mundo, sendo parte importante destas relacionadas ao câncer. A principal causa de morte por câncer no mundo é