Filtrar


Questões por página:
Isabel trabalha como Analista Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e ficou responsável por definir qual tipo de teste seria mais adequado para as situações descritas abaixo.

I. O sistema deve ser resistente a falhas, ou seja, falhas de processamento não devem causar a interrupção da sua função global. O teste deve forçar o software a falhar de diversos modos e verificar se a reabilitação é adequadamente realizada.

II. As informações armazenadas pelo sistema devem ser protegidas de todo o tipo de invasão e ataque. O teste deve tentar invadir o sistema e atacar suas vulnerabilidades de forma a verificar se os mecanismos de proteção são realmente capazes de protegê-lo.

III. O sistema deve ser capaz de suportar grande demanda por recursos. O teste deve submeter o sistema a situações extremas de demanda por recursos, frequência ou volume anormais.

Isabel indicou, de forma adequada e respectiva, os seguintes testes para as situações I, II e III:
mostrar texto associado
O teste de ...I... começa no centro da espiral e se concentra em cada componente (trecho de código fonte) do software. O teste progride movendo-se para fora, ao longo da espiral, indo para o teste de ....II..., que foca no projeto e na construção da arquitetura do software. Seguindo a espiral, para fora, há o teste de ...III..., no qual os requisitos são ratificados, ou seja, a especificação dos requisitos é confrontada com o software que acabou de ser construído. Finalmente chega-se ao teste de ....IV..., em que os outros elementos do software são testados como um todo.

Preenchem as lacunas correta e sequencialmente:
O ciclo de vida de projeto de um software a ser desenvolvido consiste em fases, cujo nome e número variam, podendo ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da organização ou da tecnologia empregada. O ciclo de vida oferece uma estrutura básica para o gerenciamento do projeto, independentemente do trabalho específico envolvido. Considerando os conceitos relativos ao ciclo de vida e de desenvolvimento de software, é INCORRETO afirmar:
Renato e Luiza trabalham como Analistas Legislativos na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco num mesmo projeto e cada um deles precisou editar o mesmo arquivo texto no mesmo repositório ao mesmo tempo. Luiza, acidentalmente, sobrescreveu as alterações de Renato, que tinha salvo suas alterações no repositório primeiro. Esta situação poderia:

I. ser evitada com o uso de um Sistema de Controle de Versão (SCV) que trabalhasse com o modelo alocar-modificar- desalocar. Neste modelo, o repositório permite que somente uma pessoa por vez possa modificar o arquivo.

II. ser evitada com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo copiar-modificar-unificar. Neste modelo, Renato e Luiza criariam uma cópia de trabalho pessoal do arquivo armazenado no repositório. Eles então trabalhariam de forma paralela, modificando suas próprias cópias. No final, as cópias locais seriam unificadas em uma nova versão.

III. ser evitada por qualquer SCV, marcando o arquivo como não-unificável. Neste caso, tanto o modelo alocar-modificar- desalocar quanto o modelo copiar-modificar-unificar, impediriam que houvesse a sobrescrita no arquivo quando Renato e Luiza acessassem-no ao mesmo tempo.

IV. causar atrasos e tempo perdido com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo alocar-modificar-desalocar. Isso porque Renato poderia alocar o arquivo, esquecer dele e sair de férias. Luiza continuaria esperando para editar o arquivo e teria que pedir a um administrador para liberar o arquivo alocado por Renato.

V. ser evitada com o uso de um SCV que trabalhasse com o modelo copiar-modificar-unificar. Caso as alterações de Luiza viessem a se sobrepor às alterações de Renato, na unificação das cópias dos arquivos o SCV detectaria o problema, desfaria automaticamente as sobreposições e poderia seguramente salvar o arquivo unificado de volta no repositório.

Está correto o que se afirma APENAS em:
O controle de versões é uma atividade procedimental que garante qualidade e consistência à medida que modificações são feitas em um objeto de configuração. Aplicado ao contexto de desenvolvimento de uma aplicação web, um processo de controle de versão deve ser estabelecido, de forma a implantar;