Filtrar


Questões por página:
A respeito da Antropologia da Educação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A Antropologia da Educação contemporânea pode se concentrar em tópicos como educação e multiculturalismo, pluralismo educacional, pedagogia culturalmente relevante ou desencontro entre modos de saber valorizados na escola e aqueles valorizados em casa ou em diferentes comunidades.
( ) Desde seus primórdios, os antropólogos da educação vêm considerando tanto a educação informal como a não formal.
( ) O grande objetivo da Antropologia da Educação é estudar como ocorre o processo de inserção escolar das crianças que apresentam resistências para aprender e não querem frequentar os bancos escolares.
( ) O trabalho inicial da Antropologia da Educação se concentrou bastante na aculturação, questionando como as crianças aprendem uma cultura, ou na socialização, que poderia ser definida como o processo de aprendizagem de normas e ideologias sociais.
( ) A Antropologia da Educação está comprometida com uma noção muito ampla de educação definida como esforços continuados para mudar tanto a si como a seus pares por meio de reflexões coletivas muitas vezes difíceis.
Identifique os principais estágios de desenvolvimento pelos quais os sujeitos passam, segundo Elkonin (1987), e assinale a alternativa correta.
I. Pré-operacional II. Comunicação emocional III. Comunicação íntima pessoal IV. Jogo de papéis V. Operacional
Estudos sinalizam que a didática tem a capacidade de fazer com que o conhecimento seja compreensível ou acessível. Identifique abaixo as definições que correspondem às propostas de autores contemporâneos e assinale a alternativa correta.
I. Campo de conhecimentos e saberes de pluralidade epistêmica, em que as questões “teoria e prática”, “ensinar e aprender” e “conteúdo e forma” estão relacionadas.
II. Constituída por uma relação tensionada entre epistemes diversas, exigindo uma postura diferenciada de diálogo permanente entre elas, em contínuo movimento de construção social e cultural.
III. Assentada em uma prática pedagógica corporificada nos sujeitos que a fazem, professores e estudantes ensinando e aprendendo, situando-se nos conhecimentos plurais de seu campo em suas especificidades e nos diálogos que fazem com outras epistemes.
IV. Artefato voltado exclusivamente à produção de técnicas meritocráticas pautadas na perspectiva de aprendizagem linear.
Pesquisas apontam que existem muitas teorias que definem o currículo. Com base nos pesquisadores dessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Em uma perspectiva restrita, currículo se reduz ao sentido da grade curricular, onde estão informadas as disciplinas, tempos e cargas horárias de desenvolvimento de conteúdos.
( ) Em perspectivas mais amplas, o conceito de currículo foi assumido como trajetória humana, vinculado ao sentido etimológico da palavra. Cada estudante faz seu percurso e o currículo é o conjunto de experiências por ele(ela) vivido, incluindo os processos escolarizados
( ) O currículo concebido de maneira restrita tem o sentido de uma estrutura que atua como dispositivo que aprisiona ou que, por meio de uma escala, distribui e determina a ordem de saberes e a sequência das atividades planejadas.
( ) A definição de um currículo mais amplo o aproxima de uma prática formativa na vida dos(as) estudantes e das suas experiências. Nessa perspectiva, o currículo é visto como uma narrativa ou uma trajetória que envolve experiências da vida intra e extraescolares dos(as) estudantes.
A respeito da periodização do desenvolvimento psicológico, na teoria histórico-cultural, Elkonin (1987) e Leontiev (1987) afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por: