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Ao tratar da avaliação mediadora, Jussara Hoffmann destaca que o papel do avaliador/mediador é buscar a convergência máxima de significados, a aproximação e o entendimento dos(as) estudantes a partir de processos dialógicos e interativos. De acordo com a referida autora, identifique abaixo os princípios essenciais que podem ser transpostos para a prática avaliativa e assinale a alternativa correta.
I. O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores(as) e educandos(as) e no qual se abrem espaços de produção de múltiplos sentidos para esses sujeitos. A intenção é a de convergência de significados, de diálogo, de mútua confiança para a construção conjunta de conhecimentos.
II. O princípio da reflexão prospectiva: avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos(as) estudantes, olhares férteis em indagações, buscando ver além de expectativas fixas e refutando-as inclusive: quem o(a) estudante é, como sente e vive as situações, o que pensa, como aprende, com que aprende? Uma leitura que intenciona, sobretudo, planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada estudante e aos grupos.
III. O princípio da reflexão-na-ação: avaliar como um processo mediador se constrói na prática. O(a) professor(a) aprende a aprender sobre os(as) estudantes na dinâmica própria da aprendizagem, ajustando constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com eles(as), com outros(as) professores(as), consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico. O que se faz com o que se vê? A reflexão e a comunicação com os(as) estudantes devem ser consideradas processos interdependentes. Significados compartilhados entre educadores(as) e educandos(as) passam a fazer parte do mundo de crianças e jovens por um processo de contínua negociação, iniciada e orientada por um(a) professor(a).
De acordo com o artigo 30 do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), com relação aos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, identifique quais medidas devem ser adotadas e assinale a alternativa correta.
I. Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das instituições de Ensino Superior e nos serviços.
II. Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o(a) candidato(a) com dificuldades de aprendizagem informe os recursos necessários para sua participação.
III. Disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do(a) candidato(a) com deficiência.
IV. Dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo(a) candidato(a) com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade.
V. Tradução completa do edital e de suas retificações em Libras.
Tendo como base a história da educação no Brasil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Durante o período colonial (1530-1822), a educação ficou sob a responsabilidade de ordens religiosas, em especial a dos jesuítas. Eles foram expulsos de Portugal e do Brasil em 1759, sob determinação do Marquês de Pombal (1699-1782). O aristocrata fez uma reforma educacional em terras lusitanas e brasileiras, substituindo o Método Jesuítico, focado no aprendizado do latim e na catequização, por um que abordasse as ciências naturais. Ele também oficializou a profissão de professor, que deveria ensinar as crianças a ler, escrever e contar, além das chamadas “humanidades”, distribuídas em aulas de gramática, latim e grego.
( ) Durante o Império (1822-1889), além do método mútuo, os educadores utilizavam os métodos simultâneo e o intuitivo. No primeiro, o professor passava o conteúdo a grupos de estudantes, separados de acordo com o tema ser estudado. Já o segundo recorria ao método cartesiano para promover o aprendizado.
( ) Nas décadas de 1990 e 2000, foram promulgadas leis importantes que regulam o funcionamento do ensino no Brasil até hoje. Uma delas foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, que reiterou a municipalização do Ensino Fundamental, tornou obrigatória a formação do docente em nível superior e colocou a Educação Infantil como etapa inicial da Educação Básica. O 1º e 2º graus passaram a ser chamados de Ensino Fundamental e Médio.
( ) Ocorreu na Era Vargas (1930-1945) a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, além da promulgação das Leis Orgânicas de Ensino (1942), em uma tentativa de sistematizar a educação em um nível nacional.
( ) Após a Proclamação da República (1889), duas correntes se estabeleceram no meio educacional brasileiro. O positivismo priorizava as disciplinas de exatas em detrimento das humanidades, enquanto o escolanovismo defendia uma escola pública, gratuita e laica que colocasse o estudante como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.
( ) O regime militar (1964-1985) realizou uma série de reformas e deu à educação brasileira um caráter mais técnico. A Lei nº 5.692/1971 estabeleceu a divisão do ensino em 1º e 2º graus. Na mesma década, as disciplinas de Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica foram incluídas no currículo.
Qual teoria defende o pressuposto de que é na relação entre as dimensões filogenética e ontogenética que o homem se constitui homem e que o fluxo do desenvolvimento humano possibilitou ao homem, na sua relação com a natureza, a criação e utilização de instrumentos e signos?
No que diz respeito à organização da educação brasileira, documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sinalizam que a educação possui um sistema de avaliação da aprendizagem coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral. Identifique quais dos itens abaixo nomeiam avaliações e exames educacionais brasileiros e assinale a alternativa correta.
I. Avaliação Externa in loco de Instituições de Educação Superior e Cursos de Graduação – Avaliação in loco II. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade III. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja IV. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem V. Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb