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Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
História e Geografia de Estados e Municípios
Em setembro de 2022, o Museu Sacaca (Macapá) participou da 16ª edição da Primavera dos Museus, com o tema Independência e Museus: Outros 200, outras histórias. A diretora do museu, Eliane Oliveira, avalia que a instituição reflete plenamente a importância do tema deste ano: “Quando falamos na formação territorial e política do nosso país ao longo da história, devemos sempre recordar que ela foi construída pelas mãos de homens e mulheres africanos e afrodescendentes, povos originários, comunidades ribeirinhas e tradicionais”.
Adaptado de https://www.portogrande.ap.gov.br
A respeito da presença histórica de africanos e afrodescendentes na história do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. Oficialmente, os africanos chegaram ao Amapá no século XVIII, pelas mãos de colonos portugueses, que os traziam da região do Golfo do Benin até o território hoje conhecido como Macapá, para trabalho compulsório em engenhos de açúcar e para auxiliar na coleta das drogas do sertão. II. A história da Fortaleza de São José de Macapá está relacionada à presença de africanos e afrodescendentes no Amapá, no passado colonial, quando a construíram na condição de escravos, e no Estado Novo, quando afrodescendentes foram removidos do entorno do monumento. III. Afrodescendentes tiveram uma atuação significativa na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amapá em um período, anos 1980, em que mulheres negras marcaram forte presença no meio rural do então Território Federal do Amapá.
Está correto o que se afirma em
Adaptado de https://www.portogrande.ap.gov.br
A respeito da presença histórica de africanos e afrodescendentes na história do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. Oficialmente, os africanos chegaram ao Amapá no século XVIII, pelas mãos de colonos portugueses, que os traziam da região do Golfo do Benin até o território hoje conhecido como Macapá, para trabalho compulsório em engenhos de açúcar e para auxiliar na coleta das drogas do sertão. II. A história da Fortaleza de São José de Macapá está relacionada à presença de africanos e afrodescendentes no Amapá, no passado colonial, quando a construíram na condição de escravos, e no Estado Novo, quando afrodescendentes foram removidos do entorno do monumento. III. Afrodescendentes tiveram uma atuação significativa na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amapá em um período, anos 1980, em que mulheres negras marcaram forte presença no meio rural do então Território Federal do Amapá.
Está correto o que se afirma em
A educação em direitos humanos é uma educação que não acontece somente nos limites da sala de aula. Ela é um processo permanente, continuado e global voltado para uma mudança cultural, motivo pelo qual ela não é restrita a espaços formais de ensino.
Prevista pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação em direitos humanos em âmbito não formal
Prevista pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação em direitos humanos em âmbito não formal
Para traduzir o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos em práticas educativas voltadas para a construção de uma cultura de respeito e para a promoção dos direitos humanos na sociedade amapaense é necessário que a Secretaria de Estado de Educação proponha uma série de diretrizes e ações estratégicas como as exemplificadas a seguir, à exceção de uma, a qual está em desacordo com o prescrito no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Assinale-a.
Pela Lei estadual n° 0949/2005 do Amapá, a gestão escolar deve ser pautada em princípios e métodos democráticos. A respeito do conceito de gestão escolar democrática e sua operacionalização normativa na legislação citada, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão escolar é democrática quando assegura a participação da comunidade escolar e da sociedade nos processos de tomada de decisão, mediante o funcionamento dos conselhos escolares enquanto órgãos deliberativos e fiscalizadores, com a participação dos profissionais da educação, estudantes, pais e representantes das organizações populares locais, por exemplo. II. A gestão escolar é democrática quando estimula o diálogo e o respeito à alteridade, como no caso da instituição do programa anual de Educação Escolar Quilombola para a rede da Educação Básica do Amapá, visando à valorização e à preservação da diversidade cultural amapaense, por exemplo. III. A gestão escolar é democrática quando favorece a construção coletiva de regras e procedimentos adotados no espaço escolar, como no caso da prática de indicação dos dirigentes escolares pelo conselho escolar, ou por sorteio entre os membros do conselho de cada escola, por exemplo.
Está de acordo com o prescrito na citada Lei nº 0949/2005 o que é exemplificado em
I. A gestão escolar é democrática quando assegura a participação da comunidade escolar e da sociedade nos processos de tomada de decisão, mediante o funcionamento dos conselhos escolares enquanto órgãos deliberativos e fiscalizadores, com a participação dos profissionais da educação, estudantes, pais e representantes das organizações populares locais, por exemplo. II. A gestão escolar é democrática quando estimula o diálogo e o respeito à alteridade, como no caso da instituição do programa anual de Educação Escolar Quilombola para a rede da Educação Básica do Amapá, visando à valorização e à preservação da diversidade cultural amapaense, por exemplo. III. A gestão escolar é democrática quando favorece a construção coletiva de regras e procedimentos adotados no espaço escolar, como no caso da prática de indicação dos dirigentes escolares pelo conselho escolar, ou por sorteio entre os membros do conselho de cada escola, por exemplo.
Está de acordo com o prescrito na citada Lei nº 0949/2005 o que é exemplificado em
Na Lei estadual n° 0066/1993 do Amapá, o avanço anual do servidor de uma referência para a seguinte, na mesma classe, na escala de vencimentos estabelecida em lei específica, desde que, no período aquisitivo, não tenha ausência injustificada ao serviço ou sofrido pena disciplinar, é denominado de