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Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 11,14 e 20:
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Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. O Híndi, idioma indiano, foi o primeiro a ser descartado pelo autor do texto como potencial língua a se destacar nas políticas culturais e comerciais do século 21.
II. A questão relacionada ao alfabeto latino e a seu uso na tecnologia forçou um líder de um país a adotá-lo mesmo contra a sua vontade.
III. A língua de preferência pessoal do autor para ser a de maior abrangência nas relações políticas está entre as abordadas pela leitora que lhe enviou uma dúvida.

Quais estão corretas?
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São fatos apontados pelo texto como problemáticos e impeditivos para que um idioma se transforme em uma língua franca, EXCETO:
Para Lück, “A avaliação institucional da escola consiste em um processo sistemático, abrangente e contínuo de observação, coleta e análise de dados, interpretação e julgamento da realidade e prática escolares, em seus desdobramentos e interações, tendo por objetivo contribuir para a melhoria contínua do trabalho educacional e seus resultados”. (LÜCK, H. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes,2012.)
Acerca da avaliação institucional da escola, assinale a afirmativa correta.
Considere as competências:
I. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. II. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. III. Argumentar com base em fatos, dados e informações disponíveis nas mais variadas fontes, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões, a partir dos conhecimentos das ciências e das religiões, com respeito e compromisso com a promoção dos direitos humanos, da família, dos bons costumes e da consciência socioambiental. IV. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são competências gerais da Educação Básica: