Questões de Concurso
Filtrar
1.820 Questões de concurso encontradas
Página 64 de 364
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Severino, “Antes de ser realizado, um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O Projeto é o registro deste planejamento”. (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez,2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Para Libâneo, “a Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o ‘o quê’ e o ‘como’ do processo pedagógico escolar”. (L. C. LIBÂNEO. Didática. São Paulo: Cortez,2006)
Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Atendidos os requisitos de mérito e capacidade, a educação inclusiva no Ensino Superior é direito fundamental da pessoa humana. A inclusão de alunos com deficiência nesse nível de ensino, entretanto, ainda se mostra um desafio para as instituições. Considere as afirmativas:
I- São requisitos de acessibilidade aos alunos portadores de deficiência auditiva: existência de intérprete de língua de sinais/língua portuguesa; adoção de flexibilidade na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico; estímulo ao aprendizado da língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, para o uso de vocabulário pertinente às matérias do curso em que o estudante estiver matriculado; promoção de acesso aos professores da literatura e informações sobre a especificidade linguística do portador de deficiência auditiva. II- As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas serão preenchidas por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. III- São requisitos de acessibilidade aos alunos portadores de deficiência física: eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação dos estudantes, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço; construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeira de rodas; adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas; colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros; instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas.
Estão corretas as afirmativas
I- São requisitos de acessibilidade aos alunos portadores de deficiência auditiva: existência de intérprete de língua de sinais/língua portuguesa; adoção de flexibilidade na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico; estímulo ao aprendizado da língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, para o uso de vocabulário pertinente às matérias do curso em que o estudante estiver matriculado; promoção de acesso aos professores da literatura e informações sobre a especificidade linguística do portador de deficiência auditiva. II- As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas serão preenchidas por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. III- São requisitos de acessibilidade aos alunos portadores de deficiência física: eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação dos estudantes, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço; construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeira de rodas; adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas; colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros; instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas.
Estão corretas as afirmativas
Disciplina:
Pedagogia
Tendo em vista os conhecimentos da psicologia da educação, as teorias do desenvolvimento humano e as teorias do ensino/aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Villas Boas, “Avaliação formativa é o processo pelo qual são analisadas continuamente todas as atividades em desenvolvimento e as desenvolvidas pelos estudantes, para que eles e os professores identifiquem o que já foi aprendido e o que falta ser aprendido, a fim de que se providenciem os meios para que todos avancem sem interrupções e sem percalços. (…) Uma das principais características da avaliação formativa é ser conduzida pelo próprio professor. Também os estudantes participam do processo: se avaliam e avaliam o trabalho desenvolvido. (VILLAS BOAS, B. M de F. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: _____ (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus,2017.)
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.