Filtrar


Questões por página:
Em relação ao tratamento isquemia mesentérica aguda, assinale a alternativa incorreta.
Em relação à isquemia mesentérica aguda, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A forma aguda da isquemia mesentérica é rara, porém tem alta taxa de mortalidade chegando a 70%. Os sobreviventes, muitas vezes, constituem um grupo de mutilados ou inválidos intestinais. ( ) A relativa ausência de sinais físicos característicos, a incerteza do diagnóstico, a magnitude das operações e eventuais complicações têm contribuído para limitar a experiência e justificar o insucesso do tratamento. ( ) As alterações súbitas do fluxo sanguíneo ao intestino são provocadas pela obstrução da artéria mesentérica superior. Raramente, a obstrução da artéria mesentérica inferior ocasiona infarto intestinal. ( ) O infarto é causado pela embolia arterial, trombose arterial aguda ou trombose venosa mesentérica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em relação à conduta na hemorragia digestiva maciça, analise as afirmativas a seguir.
I. O exame colonoscópico de urgência nem sempre consegue detectar o ponto de sangramento, o que pode impossibilitar a hemostasia. II. A realização de uma angiografia mesentérica seletiva pode detectar o ponto sangrante e permitir a embolização ou a injeção local de vasoconstritores. III. A cirurgia de urgência deve ser proposta quando não se consegue cessar o sangramento, notadamente nos casos em que persiste a instabilidade hemodinâmica e há necessidade de mais de quatro unidades de hemotransfusão nas primeiras 24 horas, ou de mais de 10 unidades no total. IV. A laparotomia exploradora de emergência, quando complementada por endoscopia intraoperatória, pode orientar ressecções mais precisas e menos mutilantes.

Assinale a alternativa correta.
Em relação à etiologia da hemorragia digestiva alta não varicosa, assinale a alternativa incorreta.
Em relação aos tipos de abdome agudo e suas causas, analise as afirmativas a seguir.
I. Inflamatório/infeccioso: Apendicite aguda, colecistite aguda, pancreatite aguda, diverticulite e doença inflamatória pélvica. II. Perfurativo: Perfurações gastroduodenais (úlceras pépticas e tumores) e intestinais (diverticulite, tumores e sofrimento vascular). III. Obstrutivo: Aderências e bridas, hérnias, neoplasias, volvo, intussuscepções, estenoses inflamatórias, íleo biliar e infestações por vermes. IV. Vascular Isquêmico: Oclusões arteriais (trombose, embolia, vasculites), venosas (trombose) nos vasos do mesentéricos, ruptura de aneurismas, isquemia não oclusiva.

Assinale a alternativa correta.