Filtrar


Questões por página:
A colonoscopia é um exame muito empregado no cenário das hemorragias digestivas baixas. Sobre esse exame e o seu contexto de atuação, pode-se afirmar que:
José,27 anos, proveniente do interior da Bahia, relata “dor para engolir alimentos líquidos e sólidos”. Além disso, apresenta recorrentes regurgitações e refere que perdeu peso nos últimos 11 meses. Realizou uma esofagografia baritada que revelou presença do sinal do bico de pássaro em esôfago distal. Diante da principal hipótese diagnóstica para o quadro relatado, o exame complementar considerado padrão-ouro para a provável doença de José é a:
Um homem,81 anos, institucionalizado, portador de HAS controlada por meio de medicações, deu entrada no pronto atendimento com quadro de dor constante, distensão abdominal e parada da eliminação de flatos e fezes há um dia. O médico, diante da suspeita, solicita a rotina de abdome agudo, que revela uma alça intestinal muito dilatada que se estende da pelve esquerda até o andar superior de abdome, sendo descrita como o sinal do “U invertido” e ausência de dilatações a montante. Ao exame físico, o paciente não apresenta alterações nos sinais vitais, bem como um abdome doloroso à palpação, porém, há ausência de peritonite ou sinais de necrose colônica. Nesse caso, a melhor conduta inicial diante da principal hipótese para o quadro do paciente consiste em:
Alguns tumores malignos localizados nas proximidades da ampola de Vater podem evoluir com a obstrução da via biliar principal e a consequente estase da drenagem de seu conteúdo, cursando com as especificidades de cada subtipo. Variando de acordo com a sua localização, as manifestações clínicas e a proposta terapêutica direcionada, sobre as neoplasias periampulares, é correto afirmar que:
A pancreatite crônica está relacionada a uma lesão contínua do parênquima pancreático, levando a um déficit irreversível na sua função glandular. Essa condição apresenta várias etiologias e complicações e, por conseguinte, diferentes formas de ser abordada. Com relação aos aspectos gerais e métodos terapêuticos empregados na pancreatite crônica, é correto afirmar que: