Filtrar


Questões por página:
O uso de corantes vem sendo muito bem empregado na realização de endoscopias, evidenciando alterações na mucosa durante o exame, favorecendo diagnósticos. Com relação à cromoscopia, pode-se afirmar que a utilização:
Uma mulher,25 anos, chega à consulta com o gastroenterologista com relato de queimação no peito e regurgitação de conteúdo ácido, além de apresentar uma tosse crônica há 1 ano. O médico, diante da suspeita clínica de doença do refluxo gastroesofágico, prescreve um inibidor de bomba de prótons por 8 semanas como prova terapêutica. A melhor prescrição para esse momento, na condução do caso, é
As hemorragias digestivas apresentam diversas etiologias. A opção que contempla um diagnóstico diferencial para hemorragia que esteja associado aos seus respectivos achados clínicoendoscópicos é:
Caracterizada por ser uma má formação vesicular intestinal que cursa com sangramento, a angiodisplasia, apresenta, por vezes, um sangramento indolor e autolimitado. Sobre a caracterização, tratamento e aspecto do sangramento na angiodisplasia intestinal, a assertiva que faz a correta associação ao tema é:
Um homem,55 anos, chega para realizar exame de endoscopia digestiva alta com relato de dor epigástrica que piora assim que ele se alimenta. O médico da família do bairro indicou a realização do exame pelo quadro do paciente ser refratário a medidas clínicas, bem como pela sua idade. Durante a endoscopia, foi identificada uma lesão ulcerosa em pequena curvatura baixa, entre o corpo e o antro gástrico. De acordo com sua localização, e, seguindo a classificação de Johnson, a lesão encontrada é do tipo: