Filtrar


Questões por página:
O vocábulo “que” apresenta a mesma classificação morfológica, em todos os trechos, EXCETO em:
A classificação, quanto à transitividade, do verbo destacado em “A aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto que terceiriza todas as atividades de uma empresa (...)” se repete em:

Emprego do à acentuado – Emprega-se o acento grave no a para indicar que soa como vogal aberta nos seguintes dois casos:

1º) quando representa a construção da preposição a com o artigo ou o início de aquele(s), aquela(s), aquilo, fenômeno que em gramática se chama crase:

[...]


BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa; Atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2009. p.308.




A crase pode ser explicada pela regra descrita acima em todos os trechos, EXCETO em:

mostrar texto associado

A partir da leitura do artigo de opinião e da charge, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

( ) Ambos os textos, artigo de opinião e charge, apontam para o sacrifício de uma parcela da sociedade historicamente “invisibilizada” e prejudicada.

( ) O humor da charge, entre outras coisas, é construído pelo duplo sentido assumido pela expressão “sociedade anônima”.

( ) Por serem essencialmente multimodais, na acepção mais tradicional, o artigo de opinião e a charge produzem críticas ao projeto de terceirização mais contundentes.

( ) O posicionamento argumentativo do chargista, apesar da crítica ao projeto de terceirização, é construído a partir de uma oposição às ideias defendidas pela articulista.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

mostrar texto associado
Todos os recursos linguísticos, que normalmente caracterizam o gênero “artigo de opinião”, foram usados por Djamila Ribeiro, EXCETO: