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Igor Ansoff, um dos grandes pensadores de Estratégia do século XX, foi uma figura-chave na formulação do conceito de gestão estratégica. Depois dele, muitos outros desenvolveram diferentes aspectos ligados a esse conceito inicial. A “matriz de portfólio”, por exemplo, foi desenvolvida por:

Os conceitos de visão e missão muitas vezes confundem os gestores e os responsáveis pela elaboração e implementação das estratégias organizacionais. Duas perguntas podem ajudar na identificação desses conceitos. São elas:

I – qual a “necessidade básica” que a organização pretende suprir?

II – qual a “motivação básica” que inspirou seus fundadores? Sobre essas questões pode-se afirmar que:

Geert Hofstede, na década de 80, estudou a relação entre a cultura organizacional e a cultura nacional. Pesquisou 160 mil executivos, bem como empregados de uma grande corporação multinacional, e os resultados de sua pesquisa orientaram fortemente as pesquisas sobre cultura organizacional até hoje. Os resultados mais importantes do seu trabalho foram:

I – a cultura nacional explica diferenças em atitudes e valores em relação ao trabalho.

II – fatores como posição na organização, profissão, idade e gênero explicam as atitudes e os valores em relação ao trabalho em uma organização qualquer.

III – tanto os administradores como os operários estão sempre situados na mesma posição nas dimensões: a) individualismo-coletivismo; e b) nível que evita a incerteza.

As alternativas corretas são:

Quanto aos conceitos de “clima organizacional” e “cultura organizacional”, pode-se afirmar que:

Um processo é um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transforma insumos em produtos. Produto é, portanto, o resultado de um processo. Sobre processo e produto pode-se dizer que:

I - os insumos dos processos organizacionais podem ser tangíveis (matéria-prima, ...) e/ou intangíveis (dado, informação, ...).

II – um processo só é dado por encerrado com a geração efetiva de um benefício, um valor, um serviço, um produto ou de um atendimento para um cliente.

III – o produto precisa agregar alguma forma objetiva de valor à organização.

As alternativas corretas são: