Filtrar


Questões por página:

[...] uma das afirmações centrais concernentes à democracia consiste em admitir que se trata de uma forma política não só aberta aos conflitos, mas essencialmente definida pela capacidade de conviver com eles e de acolhê-los, legitimando-os pela institucionalização dos partidos e pelo mecanismo eleitoral. Tem sido também uma das bandeiras de luta democrática a negação do partido único como uma impossibilidade de fato e de direito para a prática democrática. Essas afirmações [...] omitem o fundamental [...]: a questão da qualidade. [...] Isso significa que se, por um lado, o pluripartidarismo implica aceitação das divergências, por outro, enquanto multiplicidade de posições, é apenas um signo da possibilidade democrática e não a efetividade democrática . Tanto isso é verdade que cada um dos partidos pode organizar-se de tal forma que nele não haja democracia interna, como ainda serve de álibi para aqueles que apontam os partidos como prova de inexistência de vida democrática.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia – o discurso competente e outras falas.13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

No fragmento do texto de Chauí sobre a democracia, prioriza-se a abordagem de ordem

[...] a Embraer e a Telebras divulgaram um acordo que promete ajudar o Brasil a acelerar sua capacitação no setor aeroespacial, desenvolver novas tecnologias, ter mais autonomia no setor de defesa e, de quebra, levar a internet por banda larga aos locais mais remotos do país. As duas companhias anunciaram a formação de uma nova empresa. [...] A primeira missão [...] será capitanear o desenvolvimento de um novo satélite geoestacionário, [...]. A principal função do novo equipamento, prestar o serviço de transmissão de dados sigilosos ao Ministério de Defesa, é importantíssima para o país.

Revista Isto É. São Paulo: Abril, n.2.221, 6 jun.2012, p.126.

Levando-se em conta a principal função do novo equipamento, expressa no trecho acima, tal empreendimento é muito importante porque o Brasil carece de satélites para transferência de informações de forma segura.

Nesse contexto, encontram-se, especialmente, as de caráter

Algo sinistro começou a acontecer nos Estados Unidos, em 2006. A taxa de despejos em áreas de baixa renda de cidades antigas, [...], repentinamente, explodiu. Contudo, as autoridades e a mídia não deram atenção porque as pessoas afetadas eram de baixa renda, [...].
Foi somente em 2007, quando a onda de despejos atingiu a classe média branca, [...], as autoridades começaram a levar em consideração, e a grande imprensa, a comentar. Projetos de novos condomínios e comunidades fechadas (muitas vezes em “bairros dormitórios” ou atravessando zonas urbanas periféricas) começaram a ser afetados. Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas, e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejados. [...] Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

Uma grave crise econômica instaurou-se recentemente nos EUA. Assim é que, em 2008, a crise das hipotecas subprime, como veio a ser chamada, provocou

O texto abaixo, de Frei Betto, foi publicado pouco antes do evento Rio+20.

Em junho, o Brasil abrigará, no Rio, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Paralelo ao evento oficial, haverá a Cúpula dos Povos, que congrega os movimentos sociais e ambientais. A disputa será entre a “economia verde”, defendida pelos arautos do neoliberalismo e a “economia solidária”. [...] Constata a ONU que, embora tenha havido melhoria nos itens saúde e educação, comparados às décadas anteriores, ainda hoje cerca de 900 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável, e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico [...].

Revista Caros Amigos. São Paulo: Abril. v. 16, n. 181, 20 abr. 2012, p. 16.

A disputa a que o texto faz referência deve-se ao fato de os defensores da “economia solidária” acreditarem que não haverá preservação ambiental sem a adoção de medidas eficazes de

O Estatuto Social do BNDES trata, em seu Capítulo III, das operações passíveis de apoio financeiro.

Dentre essas operações, encontra-se a que permite ao BNDES