Filtrar


Questões por página:
O estudo histopatológico na gastrite avalia os infiltrados polimorfonuclear e mononuclear, a presença do Helicobacter pylori, a atrofia e a metaplasia.

O endoscopista, ao interpretar os resultados, deve entender que

Um paciente é submetido a uma endoscopia digestiva que demonstra úlcera duodenal.

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. Independente do resultado histopatológico, devemos erradicar o Helicobacter pylori por ser este o único fator associado à úlcera duodenal.

II. No exame histológico, a presença de atividade intensa, representada pelo infiltrado polimorfonuclear, é altamente indicativa da existência da bactéria.

III. Se o paciente tiver feito uso recente de AINH e apresentar alterações estruturais representadas pela deformidade duodenal, a bactéria deve ser pesquisada e erradicada, se presente.

IV. Para o tratamento, mesmo que o teste de urease seja positivo, devemos aguardar o resultado do estudo histopatológico, considerando o percentual elevado de teste falso positivo.
Em relação à diverticulotomia endoscópica para o tratamento dos divertículos faringoesofágicos, é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta em relação a lesões neoplásicas esofagianas.
Um paciente do sexo masculino, emagrecido, mas ainda com bom estado geral, apresenta-se com disfagia por um carcinoma epidermoide que se inicia a 2 cm do cricofaríngeo, estende-se por 5 cm e permite a passagem do endoscópio com grande dificuldade. Estadiamento demonstrou acometimento transmural e de linfonodos cervicais e mediastinais.

A melhor conduta seria