Filtrar


Questões por página:


Um paciente com bom estado geral, em sua 5ª década de vida, com diagnóstico de megaesôfago grau II por acalasia idiopática, é submetido à cardiomiotomia com fundoplicatura frouxa, sem resultado efetivo.

Nesse caso:

I. A endoscopia deve ser realizada para afastar estenose na miotomia ou fundoplicatura apertada.

II. A manometria esofagiana estará indicada para avaliação da pressão do esfíncter, se não houver alteração endoscópica que justifique a clínica.

III. A dilatação pneumática está proscrita uma vez que envolve grande risco de perfuração após a miotomia.

IV. A aplicação de toxina botulínica tem excelente resultado, uma vez que há ação sinérgica com a cirurgia. Assinale a opção correta.
Analise as afirmativas abaixo em relação à conduta na lesão esofagiana após a ingestão de substância cáustica e assinale a resposta correta.
Um paciente com síndrome da imunodeficiência adquirida é submetido à endoscopia digestiva.

Assinale a resposta correta.

Um homem jovem se apresenta para realização de exame endoscópico com história de impactações esofagianas.

Analise as afirmativas e marque a opção correta.

I. Na presença de endoscopia normal, não se deve realizar nenhum procedimento adicional, uma vez que o diagnóstico será definido pela manometria esofagiana.II. A presença de sulcos longitudinais, pontilhados brancos e ondulações transversais é altamente sugestiva de esofagite eosinofilica

.III. Na hipótese diagnóstica de esofagite eosinofílica, deveremos realizar, pelo menos, quinze biópsias no corpo esofagiano, especialmente próximo da junção esofagogástrica.

IV. Na hipótese de esofagite eosinofílica, a presença de sinais endoscópicos característicos de esofagite por refluxo não a exclui, uma vez que podem coexistir.
A endoscopia é excelente instrumento na avaliação de um paciente submetido à fundoplicatura para o tratamento da doença do refluxo.

Assinale a alternativa correta.