Filtrar


Questões por página:
Quando indicado, o tratamento específico dos vírus influenza A e B deve ser feito preferencialmente com

Um paciente do sexo masculino procura atendimento médico referindo febre baixa, mal-estar, cefaleia e mialgias concomitantes ao surgimento de pápulas eritematosas e vesículas agrupadas na genitália externa, com dor, queimação e prurido locais, além de linfadenopatia inguinal e femoral. Nos dias que seguiram, houve aparecimento de novas lesões e as existentes progrediram para pústulas, que coaleceram e ulceraram. Cerca de 7 dias antes do início dos sintomas, participou de sexo grupal sem uso de preservativos. Nega episódios semelhantes no passado. Foram então solicitados exames complementares que evidenciaram: Teste de Tzanck, obtido da base de lesão genital ulcerada, positivo; Imunofluorescência direta para HSV-2 no material de lesão genital, negativa; sorologia para HSV-1 + HSV- 2 IgG não reativo; sorologia para HSV-1 + HSV-2 IgM reativo.

Com os dados disponíveis, o diagnóstico mais provável para o quadro apresentado é

A maioria dos casos de febre prolongada de origem obscura (febre de origem obscura clássica), no grupo das neoplasias sólidas e hematológicas, é causada por

Em maio de 2006,21 indivíduos, moradores de Mojuí dos Campos (PA), apresentaram quadro febril agudo, acompanhado de cefaleia, mialgia, astenia, artralgia e epigastralgia, evoluindo com edema de membros inferiores, dispneia aos esforços e sinais clínicos de insuficiência cardíaca congestiva. Cinco pacientes apresentaram alterações de repolarização no ECG,1 apresentou bloqueio completo de ramo direito,3 apresentaram derrame pericárdico e 1 paciente evoluiu para óbito por miocardite aguda. Os casos distribuíram-se em 6 núcleos familiares e ocorreram cerca de 15 dias da ingestão de suco de bacaba de fonte comum.

Fonte: Rev Soc Bras Med Trop Vol 40: Supl I,2007.

A droga indicada para tratamento dos pacientes do surto de Mojuí dos Campos é

Paciente de 45 anos apresenta prolapso de válvula mitral com regurgitação e será submetido a endoscopia digestiva alta para esclarecer dor epigástrica de 2 meses.

Além dos cuidados técnicos inerentes ao procedimento, a melhor conduta em relação à profilaxia antibiótica é