Filtrar


Questões por página:
A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p.220-223). As características de cada uma delas está apresentada a seguir:

[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das preferências desses grupos.
[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.

Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua avaliação.
Vários autores estudaram os papéis de um gerente. Dentre os estudiosos das atividades gerenciais, podemos encontrar Henry Mintzberg e Fred Luthans. O estudo de Mintzberg concluiu que os gerentes desempenham dez papéis, divididos em três categorias. Luthans concluiu que as atividades dos gerentes podem ser classificadas em quatro categorias (MAXIMIANO, 2000, p.35).

As categorias propostas por Luthans são as seguintes:
As teorias de conteúdo de motivação enfocam as necessidades internas dos trabalhadores que motivam seu comportamento. Essas teorias partem do pressuposto de que as pessoas agem para satisfazer suas necessidades. A Teoria das Três Necessidades proposta por David McClelland é uma teoria mais contemporânea de conteúdo da motivação (SOBRAL; PECI, 2008. p.322-333).

Quais são as três necessidades propostas por McClelland?
Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:

I - Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado
II - Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão empresarial.
III - Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.

Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?
Algumas decisões são tão complexas, envolvem tantas variáveis, incertezas e riscos que, mesmo que se procure estruturar o processo decisório, sempre haverá necessidade de flexibilizar o processo e de se confiar no julgamento e intuição de pessoas que se presumem experientes, honestas e equilibradas. Decisões com essas características são denominadas DECISÕES NÃO ESTRUTURÁVEIS. No caso de decisões não estruturáveis, na escolha de alternativas são usados, geralmente, dois tipos de treinamento (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p.446), a saber: