Filtrar


Questões por página:
Os combustíveis fósseis são oriundos de matéria orgânica que fcou presa na superfície da Terra e sofreu mudanças em sua estrutura, devido à temperatura, pressão e quantidade de oxigênio disponível durante os milênios. Estes soterramentos de matéria orgânica levaram a formação do petróleo (que pode ser destilado em seus componentes, como a gasolina), carvão ou gás natural. O fornecimento de energia por grama de combustível queimado também varia: carvão: 33 kJ/g, gasolina: 47 kJ/g e gás natural: 50 kJ/g. Assinale a alternativa correta:

A figura 1 mostra a distribuição de comprimentos de ondas pela luz emitida pelo Sol (e que considera-se chegar totalmente na atmosfera terrestre) e pela superfície da Terra.


Sobre as radiações, temos as seguintes afirmações:

I. As radiações incidentes na Terra são correspondentes à luz visível e infravermelho.

II. A maioria da radiação infravermelha incidente na Terra é absorvida somente na atmosfera.

III. A luz incidente na superfície da Terra transforma-se em radiação infravermelha e é retransmitida para a atmosfera e espaço.

IV. O comprimento de onda é inversamente proporcional à energia incidente.

V. A reflexão da luz solar para o espaço é chamada de albedo.

Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas:

A teoria __________________ revolucionou os estudos de geociências e outras ciências, surgida a partir das ideias de Alfred Wegener. Esta teoria explica, por exemplo, que o movimento convectivo do magma no manto faz com que ocorra o movimento das _______________ em direção umas às outras ou como os continentes atuais se formaram. Nesses limites é onde ocorrem as maiores vibrações ocasionadas pela movimentação repentina dessas placas, também chamados de ___________. Quando ocorrem no oceano, podem ocorrer ______________, que são causados pelo rápido deslocamento da coluna de água, essas ondas quando aproximam-se do litoral, ganham velocidade e altura, gerando destruição. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Na última década, a discussão em torno da legalização de certas drogas, principalmente a maconha, levou a grandes discussões sociais, com argumentos favoráveis em cada um dos lados. Sobre este assunto, leia as afirmações abaixo:

I. Essas políticas de liberalização entraram em vigor depois de tentativas frustradas mundiais de combate às drogas, levando muitas pessoas à morte nestes conflitos.

II. O recolhimento de impostos por parte do governo pode não ser um incentivo para a liberalização de certas drogas, a preocupação primordial é o bem estar da população.

III. O tabaco e o álcool são liberados pois não colocam pessoas e nem a sociedade em perigo, como afirmam estudos.

V. A maioria dos países optou por liberar o uso de drogas recreativas consideradas mais leves e com efeito terapêutico, como o gênero Cannabis.

Assinale a alternativa que contenham as afirmações corretas:

Na página do Ministério do Meio Ambiente, há a seguinte descrição sobre o cerrado: “O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade”.

Sobre o bioma Cerrado, temos as seguintes afirmações:

I. É considerado um hotspot mundial de biodiversidade, apresentando ao mesmo tempo, extrema abundância de espécies endêmicas e sofre excepcional perda de seu habitat natural.

II. O cerrado brasileiro é o bioma que mais tem legislação para sua proteção e preservação, próxima dos 50%, a maioria dessas terras encontram-se em Unidades de Conservação.

III. Dos biomas brasileiros, o Cerrado é o que mais sofre degradação do seu estado natural, sofrendo pressões pela expansão da fronteira agrícola.

IV. Do ponto de vista social, o Cerrado não tem importância econômica, nem de subsistência para as populações locais, pois são alimentos pouco usados pela população geral, sendo somente utilizadas nos grupos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, babaçueiras e outros.

V. É uma região seca, que apesar de importante em termos ecológicos e sociais, é pouco representada em relação à distribuição das águas.

É correto o que se afirma em: