Filtrar


Questões por página:
Na química orgânica é frequente a ocorrência de compostos diferentes apresentando a mesma fórmula molecular, fenômeno conhecido como isomeria. Sobre a isomeria entre os compostos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O nome 1,2‐dimetilciclopropano designa um conjunto de isômeros, os quais apresentam isomeria geométrica e óptica.

( ) No ácido láctico (ácido 2‐hidróxi‐propanóico), o carbono de número 2 é assimétrico e o composto apresenta isomeria óptica.

( ) O composto 1,2‐dicloroeteno não apresenta isomeria geométrica ou cis‐trans.

( ) O 3‐metil‐1‐propanol é isômero do 1‐butanol.

A sequência está correta em


Reação química é a denominação dada à transformação que uma substância sofre em sua constituição íntima, quer pela ação de outra substância, quer pela ação de um agente físico, conduzindo à formação de um ou mais compostos novos. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. CH3‐CH2‐CH3 + Cl2 → CH3‐CH2‐CH2‐Cl + HCl é uma reação de substituição.

II. 2 CH3‐CH2‐OH Imagem associada para resolução da questãoH2O+ CH3‐CH2‐O‐CH2‐CH3 é uma reação de adição.

III. CH2=CH2 + Br2 → CH2Br‐ CH2Br é uma reação de adição.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo anti‐inflamatórios não esteroides utilizado como anti‐inflamatório, antipirético e também como antiplaquetário. Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a aspirina.

Imagem associada para resolução da questão

De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Na reação apresentada anteriormente o nome oficial do haleto de acila e do ácido salicílico é cloreto de etanoíla e ácido 2‐hidróxi‐benzóico.

II. Uma solução de 0,015 mol/L de aspirina com pH = 3 possui uma constante de dissociação ácida igual a 1,3 x 10–3.

III.A porcentagem de ácido ionizada na solução de 0,20 mol/L de aspirina com pH = 5 é 1,7%.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A habilidade para modelar o comportamento de gases numericamente foi uma importante conquista que ampliou a aplicabilidade em muitas áreas da ciência. A similaridade do comportamento de diferentes gases comumente encontrados no laboratório permitiu a construção de modelos para descrever como os átomos devem se comportar. Sobre a teoria cinético‐molecular dos gases, analise as seguintes afirmativas a seguir.

I. As partículas em um gás interagem entre si apenas quando as colisões ocorrem.

II. A energia cinética média das partículas em um gás é proporcional à temperatura absoluta do gás e depende da identidade do gás.

III. As partículas em um gás movem‐se em linhas retas, exceto quando elas colidem com outras moléculas ou com as paredes do recipiente. As colisões entre si e com as paredes do recipiente são elásticas, de tal forma que a energia cinética das partículas é conservada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Normalmente, a medida de pH de uma solução aquosa pode ser feita com o auxílio de um peagâmetro, que mede a diferença de potencial elétrico existente e possui uma escala já graduada em valores de pH ou de um indicador ácido‐base, que são substâncias orgânicas de fórmulas complexas e possuidoras de um caráter de ácido fraco ou de base fraca. O pH das soluções NaNO2 0,10 mol/L, Ka = 4,5 x 10–4 e NH4Br 0,25 mol/L, Kb = 1,8 x 10–5 são, respectivamente:

(Dados: log 1,49 = 0,17 e log 1,18 = 0,07.)