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O conceito de transversalidade tem sido contemplado nas propostas curriculares das duas últimas décadas, com destaque para as orientações curriculares emanadas das instâncias incumbidas de formular políticas públicas para a educação no Brasil. Os “Parâmetros Curriculares Nacionais” integram o conjunto de documentos que expressam isso.

As opções a seguir estão de acordo com a concepção de transversalidade defendida nos PCN, à exceção de uma. Assinale-a.

A formação continuada de professores tem recebido atenção especial nas discussões sobre a docência. Ao mesmo tempo em que há um reconhecimento de que a formação não se esgota na graduação, existem questionamentos sobre os investimentos que têm sido feitos, especialmente no setor público, em ações de formação continuada.

Sobre esse contexto, assinale a afirmativa incorreta.

Durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19, ficou evidente o quanto o fortalecimento do contato das famílias com a escola foi um fator determinante para a continuidade do trabalho pedagógico possível em cada realidade.


Para que esse fortalecimento aconteça, o professor deve

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/96), a educação é dever da família e do Estado e terá como um dos seus princípios a “Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. (LDB, Art.3º, XI).


Considerando o princípio citado, a função social da escola é

Assinale a opção que não está de acordo com os pressupostos constantes da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar.