Questões de Concurso
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Uma professora de Educação Básica planeja e acompanha sistematicamente o processo evolutivo de seus alunos nas atividades em sala de aula e considera os erros como pontes para novos saberes. Ela realiza observações e propõe exercícios, no sentido de ajudar os estudantes a aperfeiçoarem suas aprendizagens e reverem os seus equívocos.
Essa intervenção é caracterizada como uma avaliação
A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo de sua trajetória escolar, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem.
A opção que se relaciona corretamente à função desse tipo de avaliação é
A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos internos da escola e nos externos a ela. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente ressignificar o papel da avaliação e a sua função social.
Com base nessa informação, assinale a opção que não se enquadra no papel atribuído à avaliação na atualidade.
O “Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental” contém a seguinte afirmação: “Este currículo, enquanto documento originário da Base Nacional Comum Curricular, é orientado pelo princípio da equidade. Portanto, o planejamento pedagógico deve considerar, dentre seus objetivos, o combate à desigualdade escolar, o que pressupõe o reconhecimento de que grupos diferentes possuem necessidades diferentes”(p.22). Logo a seguir, são elencadas as modalidades de ensino.
Assinale a opção que contém apenas as modalidades listadas no referido documento.
Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.
Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.