Filtrar


Questões por página:
Os procedimentos cirúrgicos podem ser classificados quanto à urgência cirúrgica, à finalidade do tratamento cirúrgico, ao porte cirúrgico, ao tempo de duração. Além desses, temos também o procedimento cirúrgico classificado quanto ao potencial de contaminação que são:
A – cirurgia limpa. B – cirurgia potencialmente contaminada. C – cirurgia contaminada. D – cirurgia infectada.
Definidos como:
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa.
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por microbiota abundante.
( ) procedimento cirúrgico, geralmente eletivo, primariamente fechado, sem a presença de dreno, não traumático.
( ) procedimentos cirúrgicos realizados em qualquer tecido ou órgão que apresente processo infeccioso, tecido necrótico, corpos estranhos por exemplo.
A sequência que define corretamente cada classificação do procedimento cirúrgico quanto ao potencial de contaminação é:
A Cadeia Epidemiológica envolve as relações entre os diferentes elementos que levam ao aparecimento de uma doença transmissível, que envolve o agente causador, o hospedeiro e o meio. Um agente é um fator que está presente para a ocorrência de uma doença e pode ser dividido em agente biológico e não biológico. São exemplos de agentes biológicos:
A história natural da doença é o curso da doença desde o início até sua resolução, na ausência de intervenção. Em outras palavras é o modo próprio de evoluir que tem toda doença ou processo. De acordo com modelo tradicional da história natural da doença e sua relação com os níveis de prevenção propostos por Level e Clark, todo esse processo ocorre em etapas, uma delas, consiste quando as mudanças se apresentam no hospedeiro uma vez que foi realizado um estímulo efetivo. Estamos falando do período:
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são constituídos por uma estrutura que permite realizar a transformação de dados em informação, em que envolve os profissionais nos processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados. Um desses sistemas, foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. Estamos falando do(a):
O procedimento cirúrgico se realiza através de três operações fundamentais: a diérese dos tecidos, a hemostasia dos vasos sangrantes e a síntese que possibilita a cicatrização por primeira intenção. Para a execução de cada uma destas etapas utilizam-se instrumentos distintos e necessita-se de ordem e método para permitir ao cirurgião executar o procedimento com precisão e rapidez. Observe as imagens dos instrumentais enumerados de 1 a 6:
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: MORIYA et. Al. FUNDAMENTOS EM CLÍNICA CIRÚRGICA - 3ª Parte. Capítulo II
Todos esses instrumentais cirúrgicos são utilizados na etapa de diérese que consiste na divulsão dos tecidos e permite a exposição dos órgãos e estruturas afetadas, utilizando-se bisturis, tesouras e ruginas e cada um deles possuem um nome.
A opção que contém o número referente ao instrumental bisturi é: