Filtrar


Questões por página:
A Psicopatologia foca na questão do normal e do patológico, uma vez que “o conceito de normalidade psicológica e saúde mental implica um estado de bem-estar psicológico através do qual o indivíduo desenvolve as suas próprias capacidades e potencialidades, pode lidar eficazmente com o stress, trabalha de forma produtiva e com satisfação, sendo capaz de contribuir para a comunidade onde está inserido” (Carvalho Teixeira, 2005). Os vários critérios de distinção entre o normal e o patológico são:
Os fatores psicossociais do trabalho são as percepções subjetivas que o trabalhador tem dos fatores de organização do trabalho. Como exemplo de fatores psicossociais, pode-se citar:
A psicologia do desenvolvimento é responsável pelo estudo do ser humano ao longo de todas as suas fases de vida. Ela estuda como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda durante a fase de crescimento. Nesta questão falaremos de seis teorias sobre o desenvolvimento humano: a Gestalt, a Psicanálise, o Behaviorismo, a Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, pois seus pensamentos são fundamentais para explicarmos os avanços que ocorreram na psicologia do desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente autor e pensamento.
O assunto é motivação para aprendizagem. Há dois tipos de motivação que tem sido amplamente incorporados nos estudos da motivação nas relações de ensino e aprendizagem: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. Assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre a motivação e sua explicação.
Em princípio, basta que o profissional seja psicólogo para que ele possa realizar Avaliação Psicológica. Entretanto, algumas competências específicas são importantes para que esse trabalho seja bem fundamentado e realizado com qualidade e de maneira apropriada. Pergunta-se: que competências um psicólogo necessita para realizar Avaliação Psicológica?