Filtrar


Questões por página:
A ginástica geral é uma modalidade que se fundamenta em outras atividades da Cultura Corporal, como danças e jogos, trabalhados de maneira livre e criativa. Ela apresenta vários objetivos. Sobre estes objetivos, analise as afirmativas a seguir.

I. Oportunizar a valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar a individualidade. II. Benefícios gerais ao corpo. III. O sentido da sua prática vincula-se diretamente na escola ao ensino das técnicas corporais. IV. Quando praticada coletivamente, proporciona a integração e a socialização.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a cultura corporal analise as afirmativas a seguir.

I. Ao analisar-se a constituição histórica da Cultura Corporal, fundamento dos estudos e do ensino da Educação Física escolar, compreende-se que suas raízes estão na relação homemnatureza, na ação humana de transformar a natureza para retirar dela sua subsistência,
PORQUE,
II. As primeiras ações humanas sobre a natureza constituiriam as sociedades e seus diferentes modos de produção onde a relação homemnatureza possibilitou a constituição da materialidade corpórea humana.

Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas acerca das abordagens pedagógicas da Educação Física escolar brasileira surgidas a partir do final da década de 1970.
I. Nesta abordagem o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e motores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno. A Educação Física é, assim, apenas um meio para ensinar Matemática, Língua Portuguesa, sociabilização. II. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo desenvolvido pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. III. Nesta concepção a aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras. IV. Nesta concepção de Educação Física, a mesma passa a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, a Educação Física estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, minimizando as desigualdades sociais.

As afirmativas na ordem de I a IV relacionam-se, respectivamente, a quais abordagens da Educação Física escolar.
O final da década de 1970 marca um período de grandes transformações na Educação Física escolar brasileira, mudanças estas que se manifestam até os dias atuais. Sobre este momento, analise as afirmativas a seguir.

I. Atualmente coexistem na área várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista/esportivista, característico da Educação Física da década de 1970. II. As abordagens que surgiram associadas à Educação Física a partir do final da década de 1970 resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. III. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, têm em comum a busca de uma Educação Física que articule corpo e mente do indivíduo e aspectos relacionados à performance humana.

Sobre este momento histórico da Educação Física escolar brasileira, estão corretas as afirmativas:
No século XX a Educação Física escolar sofreu no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Sobre a evolução histórica da Educação Física analise as afirmativas a seguir.
I. Até a década de 50, a Educação Física ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (por exemplo, o higienismo), ora de interesses militares (nacionalismo, instrução pré-militar). II. Acompanhando as mudanças do pensamento pedagógico da educação na década de 1950, a Educação Física associou suas práticas a vertente pedagógica escola-novista com técnicas de ensino centradas no trabalho do professor e sua didática. III. No início do século XX ocorreu a importação de modelos de práticas corporais, como os sistemas ginásticos alemão e sueco e o método francês, entre as décadas de 1910 e 1920, e a partir das décadas de 1950 e 1960 o método desportivo generalizado.


Sobre a história da Educação Física no Brasil até meados do século XX, estão corretas as afirmativas: