Filtrar


Questões por página:
Marcos é um aluno do primeiro ano do Ensino Médio que apresentou dificuldades na aprendizagem de matemática. Nas atividades de filosofia, por outro lado, obtinha bons rendimentos. Com o tempo, seu aprendizado em matemática melhorou significativamente e tanto ele como os docentes perceberam que havia uma relação entre seu desempenho nas atividades filosóficas e seu crescimento em matemática. Assinale a opção que identifica corretamente a habilidade desenvolvida pelo ensino de filosofia que fez a diferença no aprendizado matemático de Marcos.
Na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a filosofia integra a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As categorias propostas no documento para organizar os conteúdos e abordagens dessa área são:
A construção do projeto de vida como parte da formação integral do aluno é um dos objetivos do Ensino Médio. Essa construção pode ser realizada pelas ações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Relacione os pensadores do período medieval listados a seguir com suas respectivas perspectivas filosóficas.
1. Agostinho de Hipona 2. Anselmo da Cantuária 3. Tomás de Aquino 4. Guilherme de Ockham
( ) Dispôs as bases do princípio de economia conceitual segundo o qual uma teoria deve primar pelas formulações mais simples entre as eficazes.
( ) Desenvolveu o chamado “argumento ontológico”, que busca provar a necessária existência de Deus mediante demonstração lógica.
( ) Defendeu a compatibilidade entre a teologia revelada e a teologia natural, revalorizando a investigação racional como via para o conhecimento de Deus.
( ) Deu especial atenção às noções de interioridade e de iluminação natural, prenunciando a doutrina moderna da subjetividade.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
“É demasiado óbvia para deixar de ser notada por todos a extrema variedade de gostos que há no mundo, assim como de opiniões. Temos tendência para chamar bárbaro tudo o que se afasta muito de nosso gosto e de nossas concepções, mas depressa vemos que esse epíteto ou censura também pode sernos aplicado. É natural que procuremos encontrar um padrão de gosto, uma regra capaz de conciliar as diversas opiniões dos homens, pelo menos uma decisão reconhecida, aprovando uma opinião e condenando outra”. HUME, David. “Do padrão do gosto” in David Hume Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1980, p.319-320.
Com base nos trechos, assinale a opção que identifica corretamente a posição assumida por Hume diante do problema do gosto.