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Em sua obra Metafísica, Aristóteles descreve a doutrina de Tales de Mileto:
“Tales diz que a origem é a água, pelo que sustentava ainda que a terra está sobre a água; considerava, talvez, prova disso ver que o alimento de todas as coisas é húmido e que até o quente se gera e vive no úmido; ora, aquilo de que tudo se gera é origem de tudo. Pelo que se ateve a tal conjectura, e ainda por terem os gérmens de todas as coisas uma natureza úmida”.
Adaptado de ABBAGNANO, N. História da Filosofia. Lisboa: Presença,1991, vol 1, p.34.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que qualifica corretamente a estrutura argumentativa da filosofia de Tales de Mileto.
“Tales diz que a origem é a água, pelo que sustentava ainda que a terra está sobre a água; considerava, talvez, prova disso ver que o alimento de todas as coisas é húmido e que até o quente se gera e vive no úmido; ora, aquilo de que tudo se gera é origem de tudo. Pelo que se ateve a tal conjectura, e ainda por terem os gérmens de todas as coisas uma natureza úmida”.
Adaptado de ABBAGNANO, N. História da Filosofia. Lisboa: Presença,1991, vol 1, p.34.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que qualifica corretamente a estrutura argumentativa da filosofia de Tales de Mileto.
O homem, após ter uma variedade de experiências, compara e estabelece relações entre os dados apreendidos. Desta forma, reconhece regularidades na natureza das coisas particulares e pode formular leis superiores por meio da generalização.
Este trecho descreve o método
Este trecho descreve o método
“Por trás dos teus pensamentos e sentimentos, irmão, há um poderoso soberano, um sábio desconhecido – ele se chama Simesmo”.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras,2011, p.35.
Este “Si-mesmo”, também chamado de “grande razão”, é, segundo Nietzsche,
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras,2011, p.35.
Este “Si-mesmo”, também chamado de “grande razão”, é, segundo Nietzsche,
“Confesso francamente: a lembrança de David Hume foi justamente o que há muitos anos interrompeu pela primeira vez meu sono dogmático e deu às minhas pesquisas no campo da filosofia especulativa uma direção completamente nova”.
KANT, I. Prolegômenos. In Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural,1974.
Assinale a opção que identifica corretamente a nova direção filosófica tomada por Kant.
KANT, I. Prolegômenos. In Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural,1974.
Assinale a opção que identifica corretamente a nova direção filosófica tomada por Kant.