Filtrar


Questões por página:

Relacione corretamente as teorias que articulam espaço e desenvolvimento, com suas devidas interpretações, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:


1. Teoria das localidades centrais

2. Teorias dos circuitos da economia urbana

3. Teoria do desenvolvimento desigual e combinado

4. Teoria dos polos


( ) Explica a existência, nas cidades dos países subdesenvolvidos, de dois sistemas de fluxo econômico, cada um sendo um subsistema do sistema global que a cidade em si representa.

( ) Considera os núcleos de povoamento como centros dotados de funções hierarquizadas, compondo um sistema de cidades representado graficamente pela superposição de hexágonos.

( ) Os efeitos de encadeamento gerados por uma indústria motriz no interior de um centro geram economias externas (infraestrutura, proximidade dos consumidores, mão de obra e serviços especializados), que atraem outras atividades econômicas.

( ) Configura uma justaposição espacial de acumulação, na qual os superlucros são extraídos de uma diferenciação regional e internacional de níveis de riqueza econômica.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Uma das palavras mais usadas para compreender as mudanças no mundo contemporâneo é flexibilidade. Entende-se seu verdadeiro significado nas relações de trabalho quando há
O conjunto de transformações na economia e na sociedade, atualmente, desencadeia uma configuração específica de capitalismo na qual o capital portador de juros está localizado no centro das relações econômicas e sociais. Sobre os detalhes dessa configuração, é correto afirmar que

Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.

Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.3ª edição. São Paulo: HUCITEC,1999. p.88.


O texto retrata o conceito de espaço como

Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos transnacionais, o capitalismo do pós-Segunda Guerra Mundial centrou‑se numa combinação prodigiosa entre regulamentação política e econômica e regulação social. Isso culminou num aprofundamento da concentração do capital, com a formação de oligopólios de alcance mundial em importantes esferas da economia, determinando a alocação do trabalho social e a repartição dos produtos entre os diferentes departamentos da produção. Acerca das características dessa fase do capitalismo, é correto afirmar que