Filtrar


Questões por página:

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:


I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.


Está correto o que se afirma em

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Lógica

2. Corporal

3. Espacial

4. Intrapessoal

5. Interpessoal


Coluna II

( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão.

( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica.

( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe.

( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.


A sequência correta, de cima para baixo, é: