Filtrar


Questões por página:

Nas desembocaduras fluviais dos rios da região Nordeste do Brasil, ocorrem os ambientes estuários que abrigam um importante ecossistema costeiro conhecido como manguezal.


Considerando as características desse ecossistema, assinale a afirmação verdadeira.

O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento” é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade.


Esse documento está associado

No dia 22 de março celebra-se o dia mundial da água. Nesta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, a Declaração Universal dos Direitos da Água, como uma forma de chama a atenção da sociedade global para a importância e a necessidade de cuidar adequadamente da água do planeta.


Dentre os seus artigos, essa declaração propõe que

Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.


Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:


I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.

II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.

III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.


Está correto o que se afirma em

Leia atentamente o texto a seguir: “Pela vasta planura que se estende a perder de vista, se erriçam os troncos ermos e nus com os esgalhos rijos e encarquilhados, que figuram o vasto ossuário da antiga floresta. O capim, que outrora cobria a superfície da torra do verde alcatifa, roído até à raiz pelo dente faminto do animal e triturado pela pata do gado, ficou reduzido a uma cinza espessa que o menor bafejo do vento levanta em nuvens pardacentas. O sol ardentíssimo côa através do mormaço da terra abrasada uns raios baços que vestem de mortalha lívida e poenta os esqueletos das árvores, enfileirados uns após outros como uma lúgubre procissão de mortos. Apenas ao longe se destaca a folhagem de uma oiticica, de um juazeiro ou de outra árvore vivaz do sertão, que elevando a sua copa virente por sobre aquela devastação profunda, parece o derradeiro arranco da seiva da terra exausta a remontar ao céu”.

Alencar, José de. O Sertanejo.4ed. Ática. p.13.


Considerando a ecologia das caatingas os seus demais aspectos, analise as afirmações.


I. No Brasil, a caatinga é o principal bioma da região Nordeste, ocupando uma área correspondente a 11% do território nacional. Atualmente, em virtude do aquecimento global e dos processos relacionados a desertificação no Brasil e em vários países da África setentrional, este bioma ocupa uma área global menor que 2,71 milhões de km2.

II. O texto da questão faz referência à vegetação xerófila da caatinga, que por ser altamente adaptada, assume um aspecto seco, retorcido e sem folhas durante a estação do verão, onde há escassez das chuvas, regenerando-se com as chuvas durante a estação do inverno.

III. Dados do Ministério do Meio Ambiente, apontam que este bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos, para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, além do sobrepastoreio e da conversão de pastagens para agricultura.

IV. O juazeiro e a oiticica são espécies arbóreas nativas da caatinga, que ocorrem mesmo nas áreas onde existem limitações hídricas e de solos, permanecendo com suas folhagens nos períodos de estio.


Está correto o que se afirma somente em