Filtrar


Questões por página:
Homem de 35 anos apresenta quadro clínico de dispepsia há dois anos. Relata que nos últimos 2 meses perdeu 8 kg e frequentemente tem dor epigástrica. Realizou Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e teve como diagnóstico úlcera gástrica em região de antro (com classificação Sakita A2 e Forrest III), teste da urease positivo. Também foram realizadas biópsias de úlcera que vieram negativas para neoplasia. Assinale a alternativa correta.
Homem de 58 anos, com cirrose hepática por Hepatite C, deu entrada no Pronto Socorro apresentando hematêmese e instabilidade hemodinâmica há duas horas. Após estabilização do paciente, foi realizada endoscopia digestiva alta (EDA) que identificou 3 cordões varicosos de médio calibre, com “red spots”, sendo realizadas ligaduras elásticas, sem intercorrências. Após 2 dias, paciente teve vultuosa hematêmese, com instabilidade hemodinâmica, sendo optado então pela passagem do balão de Sengstaken-Blackmore (BSB). Em relação a esta passagem, assinale a alternativa correta.
As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) englobam doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU) que são doenças crônicas e de causa multifatorial. Além dos sintomas clínicos e exames laboratoriais, também são utilizados exames de imagem como os de colonoscopia para avaliar atividade de doença. A respeitos das DIIs, assinale a alternativa correta.
Mulher de 40 anos, apresenta-se com quadro clínico de disfagia e perda de peso há 6 meses. Tem antecedente pessoal de anemia ferropriva desde criança, de etiologia indefinida, com necessidade de transfusões sanguíneas. Exame físico: descorada 2+/4+, sinais vitais estáveis, cavidade oral sem lesões. Exames laboratoriais com anemia microcítica, hipocrômica e demais achados normais. Endoscopia digestiva alta com achado a 15cm da arcada dentária superior (ADS) de subestenose de aspecto membranáceo, circunferencial, esbranquiçado e amolecido, permitindo passagem do aparelho endoscópico. Com base no caso clínico e nos achados de exames, assinale a alternativa correta.
Homem de 49 anos, com antecedente pessoal de uso diário de mais de 150g de álcool (destilados) há, pelo menos 30 anos, é levado por familiares ao Pronto Socorro de um Hospital de Referência da sua região devido a episódios de hematêmese, seguido de perda de consciência. Durante a triagem é levado à Sala de Emergências. Ao ser examinado pelo médico emergencista, nota-se paciente torporoso (impossibilitando de colaborar com a anamnese). Ao exame físico, encontrava-se ictérico, com ginecomastia, com telangiectasias torácicas, abdome tenso devido a ascite grau III. Sinais vitais: frequência cardíaca de 120 batimentos/minuto e com pressão arterial de 70/ 50 mmHg. Assinale a alternativa correta com relação a conduta.