Filtrar


Questões por página:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!

A fertilização do solo é um dos principais meios para se obter ganhos de produtividade de plantas. Em geral, os solos destinados para reflorestamento são carentes de nutrientes, exigindo, portanto, a realização de uma adubação. De posse dos resultados da análise química do solo, faz-se a recomendação de adubação, de acordo com os níveis mínimos exigidos para as espécies de eucalipto, considerando diferentes incrementos médios anuais (ICA). Considerando a tabela a seguir, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

Tabela. Níveis mínimos de nutrientes no solo para o crescimento do eucalipto.


Nutriente Nível mínimo para 30m3 ha-1 ano-1 de ICA

P (mg dm-3) 5,3

K (mg dm-3) 60,0

Ca (cmolc dm-3) 0,60

Mg (cmolc dm-3) 0,13


Em que: Massa molar: P: 30,9g/mol; K: 39,1 g/mol; Ca: 40,1 g/mol; Mg: 24,3 g/mol


I. A ordem de quantidade mínima de nutrientes no solo a ser considerada é de K > P > Ca > Mg.

II. A recomendação de adubação da cultura do eucalipto leva em consideração os níveis dos nutrientes no solo e as exigências da espécie vegetal.

III. A aplicação do calcário para a cultura do eucalipto não tem como função adubar o solo, mas sim corrigir o seu nível de pH.

Nos projetos de florestamento e reflorestamento, há que ser respeitada a NR-31 que dispõe sobre a Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. Em relação à ergonomia no ambiente de trabalho, o empregador rural ou equiparado deve adotar princípios que visem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar melhorias nas condições de conforto e segurança no trabalho. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Reconhecendo-se a possibilidade e o potencial dos plantios de eucalipto também na produção de madeira grossa para fins mais nobres, é que nos últimos anos tem-se observado ações nesse sentido, conduzindo os plantios em rotações longas, utilizando-se vários desbastes cujo objetivo é a obtenção de madeira grossa no corte final. A época dos desbastes é definida pelo ponto em que se verifica a aproximação da estagnação do crescimento da floresta. Nessa ocasião, deve-se retirar em torno de _________ da área basal existente. No primeiro desbaste, dependendo da fertilidade do solo, das condições climáticas do local, do espaçamento inicial e do material genético, adota-se o método mecânico, retirando-se a sexta linha, o que representa _________ da área basal, sendo o restante, _________, completados com o desbaste por baixo.

A certificação florestal é um instrumento de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pois apoia o desenvolvimento da comunidade onde atua; promove a preservação do meio ambiente; favorece o investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes e num ambiente de trabalho agradável; visa a implementação de comunicações transparentes e o retorno aos acionistas; promove a sinergia com os parceiros e a satisfação dos clientes e/ou consumidores. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


São atividades que aumentam a produtividade e conservam o meio ambiente e são aprovadas pelas auditorias de certificação:

I. o monitoramento de fauna e flora nas áreas naturais.

I. o manejo integrado de plantas daninhas.

III. a pesquisa para a utilização de agrotóxicos menos agressivos.

IV. o uso de queima controlada com autorização ambiental.

V. o cultivo mínimo do solo.