Filtrar


Questões por página:

A proteção do solo contra a erosão, bem como a mitigação de seus efeitos, pode ser feita com as práticas de conservação e de recuperação. Assim, pode-se cultivar o solo com menor impacto no ambiente. Com relação a essas práticas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Práticas de caráter edáfico.

2. Práticas de caráter mecânico.

3. Práticas de caráter vegetativo.


( ) Fertilização e calagem.

( ) Terraços do tipo camalhão.

( ) Manejo de pastagens.

( ) Plantio em curvas de nível.

( ) Culturas em faixas.

( ) Reflorestamento.

( ) Evitar queimadas.

A erosão, no seu aspecto físico, é simplesmente a realização de uma quantidade de trabalho no desprendimento do material de solo e no seu transporte. Para controlar a erosão, é preciso deter não só o escorrimento da enxurrada que transporta as partículas de solo, como também o efeito da pulverização dos agregados do solo, eliminando o desprendimento das partículas causadas pelas gotas de chuva. Sobre a erosão hídrica, assinale a alternativa correta.
São princípios básicos do manejo de florestas tropicais, EXCETO

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


Para o planejamento da exploração de florestas nativas, os ramais secundários devem ser definidos após o mapeamento do ramal principal e a indicação da queda das árvores. Esses ramais devem estar conectados na forma de “espinha de peixe” e devem estar ligados ao ramal principal em um local livre de obstáculos como árvores matrizes e de valor futuro. Algumas vezes, os ramais de arraste _________ podem ser ramificados em _________. Neste caso, segue-se a regra de planejamento do ramal _________, ou seja, o ramal _________ deve passar na região central das árvores que serão arrastadas através dos _________.

Em relação às atribuições dos Institutos de Assistência Técnica e Extensão Rural para fomentação dos sistemas agroflorestais nas propriedades rurais, assinale a alternativa correta.