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Conhecimentos Gerais
“A mudança do padrão demográfico brasileiro tem implicações profundas em diversas políticas públicas, como aquelas relacionadas à saúde, à educação, ao emprego e à previdência social.”
(LACERDA, Antônio Corrêa de; et al. (Org..). Economia brasileira. São Paulo: Saraiva.6ª Ed.,2018)
Com relação aos impactos da nova estrutura etária sobre o sistema educacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário da década de 1970, atualmente, ocorre a diminuição da demanda de crescimento para o Ensino Fundamental e Médio. II. Com o fim do bônus demográfico, ocorrido na primeira década do século XX, foi reduzida a necessidade de expansão do Ensino Técnico. III. Com a redução da demanda por cursos de graduação, aumentou a presença de vagas ociosas no Ensino Superior.
Está correto o que se afirma em
(LACERDA, Antônio Corrêa de; et al. (Org..). Economia brasileira. São Paulo: Saraiva.6ª Ed.,2018)
Com relação aos impactos da nova estrutura etária sobre o sistema educacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário da década de 1970, atualmente, ocorre a diminuição da demanda de crescimento para o Ensino Fundamental e Médio. II. Com o fim do bônus demográfico, ocorrido na primeira década do século XX, foi reduzida a necessidade de expansão do Ensino Técnico. III. Com a redução da demanda por cursos de graduação, aumentou a presença de vagas ociosas no Ensino Superior.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Geografia
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), eventos extremos, como enchentes, devem se tornar mais intensos nas próximas décadas, em virtude do aquecimento global.
Em uma atividade didática cujo objetivo seja compreender o fenômeno das enchentes em uma área urbana, o atributo espacial a ser priorizado na análise das representações espaciais, tendo em vista a busca de repetições lógicas para formular previsões sobre eventos futuros, é
Em uma atividade didática cujo objetivo seja compreender o fenômeno das enchentes em uma área urbana, o atributo espacial a ser priorizado na análise das representações espaciais, tendo em vista a busca de repetições lógicas para formular previsões sobre eventos futuros, é
Disciplina:
Geografia
Em seu livro “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social” (2019), Lana de Souza Cavalcanti propõe um percurso didático para a mediação no ensino de Geografia. Nesse percurso a atividade de aula é considerada o centro do trabalho (podendo ser uma hora-aula na escola ou várias aulas) e tem como referência uma unidade de conteúdo, com começo, meio e fim. O percurso didático é um processo não linear e suas dimensões devem ser compreendidas como partes articuladas de um todo.
As três dimensões do percurso didático proposto por Lana Cavalcanti (2019) consistem nas ações de
As três dimensões do percurso didático proposto por Lana Cavalcanti (2019) consistem nas ações de
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
Disciplina:
Geografia
Esse bioma tem como limitação comercial a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácida, com baixo pH, altas concentrações de alumínio e algumas vezes de ferro e manganês, baixos teores de fósforo, cálcio e magnésio. Quase sempre apresentam solos deficientes em micronutrientes principalmente o zinco. São pobres em matéria orgânica com baixa capacidade de troca e saturação de bases. Quando corrigidos lideram produtividades da maioria dos produtos potencialmente comerciáveis. A calagem é o ponto inicial para a disponibilização dos seus solos para as atividades agrícolas.
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/consideracoes-sobre-a-acidez-dos-solos-de-cerrado Acesso: 26 dez.2022. (Adaptado)
Assinale a opção que indica o bioma em que predomina o tipo de solo descrito.
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/consideracoes-sobre-a-acidez-dos-solos-de-cerrado Acesso: 26 dez.2022. (Adaptado)
Assinale a opção que indica o bioma em que predomina o tipo de solo descrito.