Questões de Concurso
Filtrar
88 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 18
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
A didática da Geografia envolve diferentes estratégias pedagógicas, tais como a aprendizagem baseada em problemas e o ensino por investigação.
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Geografia
As representações espaciais incluem diversas variedades de produtos visuais, tais como mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite, blocos-diagramas, gráficos, cartas topográficas e croquis.
Considerando a indissociabilidade entre o raciocínio geográfico e as representações espaciais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As representações espaciais são meios de acesso a informações visualizáveis do mundo. ( ) As representações espaciais apresentam o mundo, suas informações e seus ordenamentos. ( ) As representações espaciais, em geral, e os mapas, em particular, são fundamentais no desenvolvimento da cognição e do raciocínio espaciais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Considerando a indissociabilidade entre o raciocínio geográfico e as representações espaciais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As representações espaciais são meios de acesso a informações visualizáveis do mundo. ( ) As representações espaciais apresentam o mundo, suas informações e seus ordenamentos. ( ) As representações espaciais, em geral, e os mapas, em particular, são fundamentais no desenvolvimento da cognição e do raciocínio espaciais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
“Quando um território, por exemplo, se urbaniza e as indústrias se instalam para reproduzir as forças produtivas, o espaço é condição de planejamento, seguindo critérios (como a distância e a distribuição da unidade produtiva ao centro consumidor, a extensão e o arranjo modal necessário para aumentar a eficiência da circulação e identificar as direções das vias) para atribuir localizações e constituir uma rede produtiva economicamente viável”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
De acordo com as autoras, distância, distribuição, extensão, arranjo, direção, entre outros vocábulos que descrevem atributos espaciais dos fenômenos geográficos em uma dada situação, são
“Quando um território, por exemplo, se urbaniza e as indústrias se instalam para reproduzir as forças produtivas, o espaço é condição de planejamento, seguindo critérios (como a distância e a distribuição da unidade produtiva ao centro consumidor, a extensão e o arranjo modal necessário para aumentar a eficiência da circulação e identificar as direções das vias) para atribuir localizações e constituir uma rede produtiva economicamente viável”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
De acordo com as autoras, distância, distribuição, extensão, arranjo, direção, entre outros vocábulos que descrevem atributos espaciais dos fenômenos geográficos em uma dada situação, são
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Além dos conhecimentos pedagógicos, comuns à formação dos docentes aptos a lecionar quaisquer disciplinas nos níveis fundamental e médio do ensino, existem pelo menos outros dois tipos de conhecimentos necessários ao professor em sua prática. O primeiro deles é o conhecimento ________ e se refere àquele conhecimento do professor acerca da disciplina de referência. [...] O segundo é o conhecimento ________ e refere-se ao conhecimento utilizado na prática de ensino”.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.