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Felippe aponta que, caso as informações dos três níveis de levantamento para a identificação de competências não estejam disponibilizadas, é necessário fazer um trabalho de “detetive” e iniciar o levantamento de necessidades de treinamento. São cinco passos para esta ação, conforme mostra a figura.

 

O terceiro passo é:

Os três níveis de levantamento de competências, de acordo com Felippe, são as análises:
A necessidade de treinamento está entre o nível de competências atual e o nível de competências desejado. Segundo Felippe, para identificar essa diferença é preciso avaliar o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). As quatro etapas para identificação das competências são as seguintes: levantar quais são as estratégias da empresa, sua missão, visão de futuro e metas; identificar as competências essenciais do negócio; desdobrar essas competências nas áreas; e:
Para identificar as necessidades de treinamento, segundo Felippe, é preciso utilizar ferramentas avançadas para que se defina o “x” da questão. Essa é a primeira fase ressaltada na norma NBR ISO 10015 que dispõe sobre:
A importância de adotar um modelo de gestão de pessoas de forma a atender às estratégias e aos planos de governo com foco no desenvolvimento contínuo deve estar pautada em instrumentos e ferramentas coerentes com a realidade contemporânea. Conforme mostram Sigollo e Soares, um instrumento de grande relevância é o(a):