Filtrar


Questões por página:
A deglutição normal foi dividida em quatro fases por Logemann, em 1993. Determinada fase é descrita como: aquela que é responsável pelo transporte do bolo alimentar até a faringe. É iniciada quando a língua começa a movimentar o bolo alimentar posteriormente. Na região da língua, ocorre pressão sequencial da mesma no palato duro, impulsionando posteriormente o bolo alimentar. É o momento da ejeção oral do bolo, em que a língua age como uma bomba de propulsão do alimento em direção à faringe. Na região posterior da língua, ocorre, inicialmente, um movimento anterior e, em seguida, um movimento posterior que também impulsiona o bolo alimentar. Essa definição descreve a seguinte fase da deglutição:
A definição “transmissão do som para a orelha interna, mediada primariamente por vibração mecânica dos ossos cranianos, cujo limiar avalia a integridade da cóclea” guarda relação com o seguinte termo usado em audiologia:
Na avaliação logoaudiométrica, em determinado limiar, pesquisa-se a menor intensidade na qual o indivíduo consegue detectar a presença de um sinal de fala em 50% das apresentações, sem necessariamente compreendê-lo. Esse tipo de avaliação é recomendado quando o indivíduo ainda não adquiriu a linguagem ou nos casos de deficiência severa ou profunda de audição. Sendo assim, essa avaliação é feita por meio do seguinte tipo de limiar:
A orelha externa é formada pelo pavilhão auricular, constituído por algumas pregas e sulcos. Sendo assim, a estrutura que possui saliência e é encontrada no final da anti-hélix é a:
Localiza-se na face lateral da caixa craniana, sendo um dos ossos mais completos, tanto no aspecto anatômico como no funcional. Em seu interior, aloja-se parte da orelha externa, média e interna, parte do nervo facial e parte do nervo vestíbulococlear, porções da artéria carótida interna e o seio sigmóideo com o bulbo da veia jugular. Esse osso é o: