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Disciplina:
Direito Constitucional
Com relação ao disposto na Constituição Federal de 1988 a respeito de finanças públicas, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas abaixo.
I. __________ estabelece as diretrizes de política fiscal e as alterações na legislação tributária.
II. A lei que instituir __________ estabelecerá, de forma regionalizada, as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
III. __________ compreenderá o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.
I. __________ estabelece as diretrizes de política fiscal e as alterações na legislação tributária.
II. A lei que instituir __________ estabelecerá, de forma regionalizada, as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
III. __________ compreenderá o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.
Disciplina:
Legislação Federal
Identifique quais dos itens abaixo trazem modalidades de cursos oferecidos pela UFSC, de acordo com o seu Estatuto, e assinale a alternativa correta.
I. Cursos de extensão e sequenciais. II. Cursos de aperfeiçoamento e atualização. III. Cursos de graduação, de pós-graduação e de especialização.
I. Cursos de extensão e sequenciais. II. Cursos de aperfeiçoamento e atualização. III. Cursos de graduação, de pós-graduação e de especialização.
Disciplina:
Administração Geral
A respeito da divisão entre atividades técnicas e gerenciais em uma organização, analise a figura e as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O gerente de primeira linha gasta mais tempo em atividades gerenciais do que em atividades técnicas.
II. Conforme o indivíduo progride na organização, as atividades gerenciais aumentam, reduzindo o envolvimento dele nas atividades técnicas.
III. Ao chegar à direção, o indivíduo despende a maior porção de seu tempo em atividades técnicas, reduzindo drasticamente seu tempo em atividades gerenciais.
I. O gerente de primeira linha gasta mais tempo em atividades gerenciais do que em atividades técnicas.
II. Conforme o indivíduo progride na organização, as atividades gerenciais aumentam, reduzindo o envolvimento dele nas atividades técnicas.
III. Ao chegar à direção, o indivíduo despende a maior porção de seu tempo em atividades técnicas, reduzindo drasticamente seu tempo em atividades gerenciais.
Disciplina:
Administração Geral
A cultura organizacional é um sistema de crenças e valores que se desenvolvem em uma organização e direcionam o comportamento de seus membros. A cultura organizacional pode ser percebida em dois níveis: o observável e o essencial. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A cultura observável pode ser percebida nos elementos da vida organizacional diária.
II. A cultura essencial consiste nos valores fundamentais que moldam e guiam o comportamento das pessoas.
III. A cultura essencial contribui efetivamente para os aspectos da cultura observável, sendo considerada um nível mais profundo da cultura observável.
I. A cultura observável pode ser percebida nos elementos da vida organizacional diária.
II. A cultura essencial consiste nos valores fundamentais que moldam e guiam o comportamento das pessoas.
III. A cultura essencial contribui efetivamente para os aspectos da cultura observável, sendo considerada um nível mais profundo da cultura observável.
Disciplina:
Administração Geral
Leia as situações a seguir.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.