Filtrar


Questões por página:
A análise de um sistema administrativo não é feita através de regras pré-definidas. Ela requer do administrador o conhecimento de técnicas adequadas e grande dose de bom senso para discernir entre cursos alternativos de ação e equacionar a racionalização administrativa. Os sistemas devem apresentar certas características, as quais proporcionarão, se bem dosadas, o melhor rendimento possível. O fato de que o sistema deve mostrar-se adaptável às novas condições determinadas pelo meio ambiente, sem que haja perda de eficiência, refere-se à seguinte características dos sistemas:
Um manual de organização é o relatório formal, estruturado e interativo das responsabilidades, autoridades, comunicações e processo decisório inerentes a todas as unidades organizacionais da empresa, pelas suas chefias e funcionários, quer sejam executados de forma individual ou em conjunto. No manual de organização, existe um item no qual são estabelecidos os níveis de alçada ou de autoridade dos titulares dos cargos que compõem a estrutura organizacional da empresa, que se denomina:

A importância da delegação para a empresa é elevada, na medida em que permite coordenar trabalhos mais complexos e de abrangência maior, bem como promove um aumento da produtividade do trabalho. Por outro lado, o analista de organização deve estar atento a determinados obstáculos para um adequado processo de delegação, tanto sob a ótica das chefias, bem como dos subordinados e também da própria empresa. Em relação aos obstáculos de um processo de delegação na empresa, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I Incentivos inadequados constituem-se em obstáculos sob a ótica do subordinado.

II As barreiras legais, correspondentes às responsabilidades estabelecidas para determinados cargos, são obstáculos sob a ótica do subordinado.

III A ausência de controles, que tornam os chefes mais cautelosos quanto à delegação, é um obstáculo sob a ótica da empresa.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Na auditoria de resultados e avaliação estratégica de uma empresa, é possível empregar a ferramenta Balanced Scorecard (BSC), ou placar balanceado, que é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas de objetivos. A pontualidade de entrega, a participação no mercado e as tendências referem-se à seguinte perspectiva:
A governança corporativa utiliza vários mecanismos internos, tais como concentração da propriedade, Conselho de Administração e remuneração dos executivos. O Conselho de Administração é um grupo de pessoas que são eleitas e cuja principal responsabilidade é agir no interesse dos proprietários monitorando e controlando formalmente os executivos de alto nível da organização. Os executivos de alto nível, ativos na organização, eleitos para o quadro de diretoria por constituírem uma fonte de informação sobre as operações diárias da organização, pertencem ao seguinte grupo do Conselho de Administração: